TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições da Educação Física na Socialização de Alunos no Ensino Médio

Por:   •  17/9/2020  •  Monografia  •  4.734 Palavras (19 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 19

LÍDER INSTITUTO EDUCACIONAL[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

GERSON FÁBIO RODRIGUES DE ARAÚJO

MARTA MARIA MOREIRA VALENTIM MONTEIRO

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

MANAUS

2019

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTRIBUTIONS OF PHYSICAL EDUCATION TO THE PROCESS OF SOCIALIZATION IN CHILD EDUCATION

ARAÚJO, Gerson Fábio Rodrigues de¹

MONTEIRO, Marta Maria Moreira Valentim¹

COSTA, Paulo César Farias²

RESUMO

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento interpessoal é uma habilidade muito desenvolvida dentro do ambiente escolar e é na Educação Infantil o início de todo esse processo, em que ocorre o primeiro contato de uma criança com a outra, fora de seu âmbito familiar. É um novo mundo a se descobrir, recheado de fantasias, imaginação e criatividade, que contribuem para a formação do indivíduo. OBJETIVO: demonstrar a importância da educação física no início do processo de educação escolar na promoção da socialização da criança. METODOLOGIA: Estudo do tipo Revisão Integrativa da Literatura, que consistem em organizar, esclarecer e resumir as principais obras existentes, a partir das citações que constituem parte integrante da revisão de literatura que abrange temas específicos de cada abordagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: as diferentes emoções e sentimentos vividos na Educação Física através da prática das atividades, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento integral do indivíduo e proporcionam um amplo leque de possibilidades para que crianças possam interagir de maneira eficaz e harmoniosa, buscando sempre um convívio de respeito solidário entre todos.

Palavras chaves: Educação física. Socialização. Educação Infantil

ABSTRACT

INTRODUCTION: Interpersonal development is a very developed ability within the school environment and it is in Early Childhood Education that this process begins, in which the first contact of a child occurs with the other, outside of the family. It is a new world to be discovered, filled with fantasies, imagination and creativity, which contribute to the formation of the individual. PURPOSE: to demonstrate the importance of physical education at the beginning of the school education process in promoting child socialization. METHODOLOGY: An Integrative Review of Literature study, which consists of organizing, clarifying and summarizing the main existing works, from the citations that are an integral part of the literature review that covers specific topics of each approach. FINAL CONSIDERATIONS the different emotions and feelings experienced in physical education through the practice of activities contribute significantly to the integral development of the individual and provide a wide range of possibilities for children to interact in an effective and harmonious way, always seeking a relationship of solidarity among all,

Keywords: Physical education. Socialization. Child education

[pic 4]

¹Pós-Graduando do Curso de Educação Física Escolar – Instituto Educacional Líder, Manaus – Amazonas. E-mail: ggerson.araujo@live.com

¹Pós-Graduando do Curso de Educação Física Escolar – Instituto Educacional Líder, Manaus – Amazonas. E-mail: martavalentim2008@hotmail.com

²Docente, Especialização em Didática do Ensino Superior – Instituto Educacional Líder, Manaus – Amazonas. E-mail: estacaodoreforco@hotmail.com

INTRODUÇÃO

        A lei 9394/96, no artigo 26, 3º parágrafo garante que deve ser ensinado a educação física nas escolas, inclusive para as crianças abaixo de seis anos. Apesar de bastante discutido, a educação física na educação infantil é respaldada por lei, tentando garantir da melhor forma possível o desenvolvimento das crianças.

A Educação Infantil é uma área que vem sendo objeto de estudo de muitas pesquisas e discussões. De acordo com a LDB (9394/96) isso se deve ao fato de que a Educação Infantil é a primeira fase da Educação Básica e seus conteúdos devem ser trabalhados de forma pedagógica e cuidadosa, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.

A Educação Física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil, pois, por intermédio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento. Contudo, refletir sobre Educação Física na Educação Infantil é desafiador, pois embora muito se discuta sobre a necessidade de um professor de Educação Física na Educação Infantil, constata-se que ainda nem sempre ele está presente.

        Rolim (2004) relata que, nos anos que compreendem a Educação Infantil, as crianças são ativamente envolvidas em melhorar as suas habilidades numa variedade de maneiras, através da prática de jogos e brincadeiras. Gallahue e Donnelly (2008) afirmam que, durante esse período, as crianças desenvolvem funções cognitivas que eventualmente resultam em pensamento lógico e formulação de conceitos, principalmente quando o brincar envolve o outro.

        Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, a criança é um sujeito, como todo ser humano, que ao estar inserida numa sociedade, deve ter assegurado uma infância enriquecedora no sentido de seu desenvolvimento, seja psicomotor, social, afetivo ou cognitivo (BRASIL, 2010).

A ação humana é orientada por valores e princípios que representam um julgamento e permitem a esse sujeito inserir-se na sociedade. O desenvolvimento dos sentimentos, crenças, valores e princípios é o que chamamos de desenvolvimento moral (VINHA, 2000, p.38).

Savoia (1989, p.55) garante que “o processo de socialização consiste em uma aprendizagem social, através do qual aprendemos comportamentos sociais considerados adequados ou não e que motivam os membros da própria sociedade a nos elogiar ou a nos punir”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (275.6 Kb)   docx (739.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com