TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo Humano em Desenvolvimento

Por:   •  11/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 6

NOME DA UNIVERSIDADE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 1]

[pic 2]

NOME DO(A) ACADÊMICO(A)

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como tema “O CORPO HUMANO EM DESENVOVIMENTO: ASPECTOS BIOLÓGICOS, ANATÔMICOS E MATURACIONAIS”. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo mostrar os aspectos que devem ser levados em consideração pelo profissional de Educação Física na elaboração e orientação de exercícios físicos no processo de crescimento e desenvolvimento humano.

Nesse contexto, este trabalho também buscou apresentar os principais pontos sobre as disciplinas estudadas no semestre, refletindo, articulando e sistematizando conhecimentos teórico metodológicos e empíricos necessários à prática do profissional de Educação Física.

 Assim, para que isso fosse possível, a metodologia adotada na formulação deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas em livros, revistas, artigos publicados na internet, entre outros materiais, para que assim o trabalho pudesse ser realizado.

  1. DESENVOLVIMENTO

1ª PARTE

No desempenho das atividades físicas corporais deve ser levado em consideração as estruturas neurológicas, principalmente com a parte neurológica da criança envolvendo os cinco sentidos, como: olfato, tato, paladar, visão e audição, devendo assim, propiciar na interação com o meio ambiente em que vive de forma afetiva e social.

As primeiras percepções podem propiciar uma confiança para a criança, que a ajudará no seu desenvolvimento futuro. Nisto, a cada faixa etária, obtém- se um maior desempenho da maturação infantil.

Neste desenvolvimento físico existem espessas dobras cutâneas em todo o perímetro dos membros superiores e inferiores, tendo os tecidos musculares uma importante participação nas dimensões, nas quais os indicadores físicos estão associados.

Perímetros como braço, antebraço, perna e coxa são os indicadores de crescimento proporcional ao desenvolvimento de cada ser humano por meio da desenvoltura dos tecidos musculares.

A massa corporal está relacionada tão somente ao peso corporal, no qual o crescimento físico das musculaturas terá outros elementos formadores que vão estar relacionados neste crescimento, acrescentado ao peso corporal, que são os ossos, músculos, os tecidos residuais e as gorduras.

As medidas antropométricas mostrarão as informações relacionadas ao crescimento corporal, por meio de medições realizadas conforme a estatura e o peso corporal da pessoa, tendo como outros indicadores o sexo e idade de cada um.

2ª PARTE

Na área de Educação Física todo profissional deve atentar à saúde humana e demonstrar sua aptidão e qualidade, pois as vidas humanas são muito importantes. De acordo com Silva (2005), muitos atletas estão promovendo um desconforto no profissionalismo no uso do doping inserido no corpo humano, sendo uma questão ética e bioética da Educação Física, onde diz que é uma questão política e social que deve ser discutida com maior abrangência e reconhecimento dos perigos que causam no próprio corpo humano.

A ética é um fator que cada profissional deve seguir durante toda a sua formação quanto aos padrões normativos que devem existir durante sua atividade profissional, sendo um conjunto de deveres ou normas de conduta.

Todo profissional de Educação Física deve adotar uma postura profissional em sua área de trabalho, reconhecendo os valores éticos e bioéticos que lhe ajudarão quando estiver atuando no campo escolar ou em qualquer lugar.

Deve ser preservada a saúde, de forma que se manifestem os valores profissionais que podem influenciar todo o meio em que está trabalhando, sendo a ética profissional tão importante, que existem leis e normas que garantem em todos os ambientes onde se possa atuar, garantindo a postura adequada para cada profissional. Diante disso, destaca-se:

A Educação Física vem sendo questionada pela vinculação com questões como exploração financeira, violência física e simbólica, manipulações políticas, econômicas e, principalmente, pelo doping. Esse tema além de ter ganho grande espaço nos veículos de comunicação torna-se emblemático, pois explicita a relação entre ciência e interesses econômicos e políticos, com objetivos que rompem com os procedimentos morais socialmente constituídos (SILVA, 2005, p. 10).

Na Educação Física, há três pontos fundamentais que a ética deve ocorrer fluentemente: no atendimento dos pacientes, na própria família e na saúde, sendo fundamentais para o bem-estar social de todos.

Porém, com o avanço das tecnologias, as pessoas estão se distanciando mais, perdendo espaço onde podem se interagir socialmente, se voltando para as tecnologias e ou biotecnologias, interferindo na comunicação direta entre os seres humanos.

Desta forma, é preciso resgatar estas relações interpessoais, devendo separar a utilização das técnicas de gerenciamento e ser mais humanístico, pois é uma profissão que precisa do contato direto com as pessoas.

A ética e a bioética são premissas fundamentais no comportamento humano e na formação profissional como um todo, nas quais atribuem as relações interpessoais, sendo necessárias pelo compromisso no atendimento ao paciente com profissionalismo e responsabilidade.

A ética e a bioética enquanto áreas do conhecimento, que tentam legitimar a atividade física e as competições esportivas de modo a configurar o esporte e as atividades físicas como atividades moralmente aceitáveis, pois elas se caracterizam como fenômenos culturais e sociais que estão enraizados na sociedade, e no mundo todo.

Assim, considerando o exposto, realiza-se reflexões importantes acerca da temática, que para a área de Educação Física, considera-se que deve ser enfrentado de forma consequente e responsável, contemplando as áreas da ética e da bioética para enriquecer e consolidar as discussões, e valorizar a Educação Física enquanto área do conhecimento, e o esporte e as práticas esportivas enquanto eventos moralmente consolidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com