TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMANDAS MOTORAS E PRÁTICAS DE TREINAMENTO DE PILOTOS DE AUTOMOBILISMO EM CIRCUITO DE ASFALTO

Por:   •  14/11/2018  •  Monografia  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

DEMANDAS MOTORAS E PRÁTICAS DE TREINAMENTO DE PILOTOS DE AUTOMOBILISMO EM CIRCUITO DE ASFALTO

Luis Henrique Blanco Gallina

SÃO PAULO

2018

DEMANDAS MOTORAS E PRÁTICAS DE TREINAMENTO DE PILOTOS DE AUTOMOBILISMO EM CIRCUITO DE ASFALTO

Luis Henrique Blanco Gallina

Monografia apresentada ao Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Esporte.

ORIENTADOR: PROF. DR. VALMOR ALBERTO AUGUSTO TRICOLI

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer primeiramente a minha família, minha mãe Lucinéia Blanco, meu pai Pedro Luis Gallina, meu irmão Pedro Rafael Blanco Gallina e a minha queria avô Osvaldina A. C. Blanco, ou somente Dina, por serem a base da minha vida, e sempre me darem suporte em tudo o que me propus, apoiando aminhas decisões e estando ao meu lado em cada momento.

Agradecer à Camilla Antunes Lopes por ser essa pessoa incrível com seu coração e alma sempre abertos em todos os momentos, dando motivação durante essa caminhada.

Aos meus amigos da Escola de Educação Física e Esporte pela cumplicidade ao longo de todos os anos na escola, tornando esse momento único!

Àqueles que me ensinaram o que é ter paixão pelo esporte, Cassio Marques, Daniel Robert Suarez, meus técnicos e futuros colegas de profissão, pontos cruciais para minha formação profissional e pessoal.

A todos os funcionários e docentes da Escola, em especial, à meu orientador, Prof. Dr.Valmor Alberto Augusto Tricoli, por ter aceitado este desafio e por todo o apoio e auxilio prestado.

SUMÁRIO

                                                                                       Página

        Resumo ...........................................................................................           i

1        INTRODUÇÃO ................................................................................                01

2        REVISÃO DA LITERATURA ...........................................................                03

2.1        Demandas físicas e capacidades neuromusculares .......................                03

2.2        Lesões do esporte ...........................................................................                03

2.3        Respostas fisiológicas à corrida ......................................................                03

2.4        Fadiga e controle motor ...................................................................                04

4        MATERIAIS E MÉTODOS ...............................................................                04

4.1        Sujeitos ...........................................................................................                05

4.2        Análise ............................................................................................                05

5        RESULTADOS ...............................................................................                05

6        DISCUSSÃO ..................................................................................                12

7        CONCLUSÃO ................................................................................                13

        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................                14

RESUMO

Demandas motoras e práticas de treinamento de pilotos de automobilismo em circuito de asfalto

Autor: LUIS HENRIQUE BLANCO GALLINA

Orientador: PROF. DR VALMOR ALBERTO AUGUSTO TRICOLI

Este estudo teve como finalidade expor as demandas motoras e práticas de treinamento de pilotos de automobilismo de circuito de asfalto, tendo em vista o crescimento e nascimento de várias categorias nacionais e mundiais. Apontamos como ponto de partida alguns aspectos fundamentais para a categoria, como respostas fisiológicas ao automobilismo, dado ao aumento da frequência cardíaca, grande liberação de hormônios do sistema autônomo simpático, e aumento da temperatura corporal do atleta. Há também demandas físicas como grande força em membros superiores, já que há um grande nível de forças que atuam no corpo do piloto causando fadiga e diminuindo assim capacidades de reação e piorando padrões de movimento. Foi utilizado um questionário contendo 14 (quatorze) questões de caráter exploratório com o perfil metodológico quali-quantitativo, com perguntas do tipo fechada, múltipla escolha e com score de intensidade. Pudemos observar no estudo que as maiores solicitações físicas são nos membros superiores como pescoço, ombros, braços e músculos das costas. Pudemos identificar também que há um baixo nível de práticas físicas dos pilotos, o que pode caracterizar o alto índice de fadiga nas regiões relatadas. Portanto podemos concluir que há uma grande necessidade de conscientização e individualização focando nas necessidades específicas da modalidade.


  1. INTRODUÇÃO

Modalidades esportivas a motor tiveram poucas aparições dentro do cenário olímpico com apenas duas participações, a primeira, na edição de Paris, em 1900, na forma de um conjunto de exibições de diversas modalidades, a segunda, e única oficial, oito anos mais tarde, em Londres, que envolveu três eventos de motonáutica. Desde então não houveram mais apresentações da categoria nos jogos olímpicos.

Em 1904 foi o ano em que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) foi criada, com o intuito de representar os interesses de organizações e usuários de carros e é hoje quem organiza os eventos globais de automobilismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (598.1 Kb)   docx (367.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com