TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição da Interatividade de Fórum

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da interatividade de fórum

Considerando os conteúdos estudados, discuta com seus colegas, no Fórum, sobre as seguintes questões:

1) Quais as problemáticas e tendências da escola e do fenômeno educacional no Brasil e no mundo?

2) Qual o lugar da escola hoje?

3) Como a escola pode responder aos desafios da contemporaneidade?

4) Como reinventar a escola?

COMENTÁRIO 1

Atualmente temos um novo paradigma de escola, acreditamos que escola, família e comunidade juntos possam melhorar a qualidade de ensino no país, se houver o engajamento de todos e cada um cumprir com seu papel o ensino só tem a crescer. Trabalhar com o aluno, respeitando suas diferenças e lhe propiciar um ambiente onde possa se desenvolver de maneira coerente, possibilita essa mudança. Desta forma podemos colaborar com o pensamento de Lima (2006) que fala em resgatar o sentido epistemológico da função social da escola como espaço de possibilidades para todos no respeito pela diversidade humana na difusão de valores universais.

Tornando assim o ambiente escolar democrático, viabilizando a formação de alunos / cidadãos críticos, reflexivos e dinâmicos, capacitados intelectualmente atuar e transformar efetivamente a nossa sociedade.

 COMENTÁRIO 2

Não podemos nos esquecer que o “trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (Moreira, 2011 apud Saviani, 1997, p.17). Nos deixando claro que no processo de ensino/aprendizagem sempre devemos valorizar o arcabouço de conhecimento prévio de cada aluno, respeitando estes conhecimentos temos a possibilidade de tornar a escola um ambiente de aprendizagens significativas e transformadoras.

COMENTÁRIO 3

Desta forma conseguimos quebrar a tendência de secundarizar a escola esvaziando-a de sua função especifica, que se liga à socialização do saber elaborado, convertendo-a numa agência de assistência social, destinada a atenuar as contradições da sociedade capitalista. (Moreira, 2011 apud Saviani, 1997, p.115).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com