TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização Onde Diferentes Países Têm Uma Relação de Interatividade

Por:   •  24/4/2016  •  Artigo  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

 

Caxias do Sul, 17 de Abril de 2015.

Globalização

        A globalização é um processo de onde diferentes países têm uma relação de interatividade, isso acontece porque eles querem aumentar suas relações comerciais, adquirir conhecimento sobre diferentes culturas, além de poder se desenvolver mais tecnologicamente dentro do mercado mundial econômico.

        Antigamente já existiam interações entre diferentes países, mesmo não existindo muita tecnologia algumas negociações se davam através das navegações marítimas, isso hoje é considerado o princípio da globalização.

        Porém foi no século XX que globalização foi reconhecida e praticada de fato, foi nesse período que países da Europa deixaram de seguir o regime socialista. Em 1970 o movimento do neoliberalismo se expandiu nesses países, fato que influenciou a prática da globalização.

        Diante desse cenário, sem socialismo, as empresas multinacionais perceberam uma oportunidade de aumentar seus rendimentos e divulgar seus produtos em um âmbito mundial. Fato que ocorreu porque nos países de origem das empresas já não tinham mais consumidores suficientes para as demandas de produtos, tendo, assim, a necessidade de buscar novos mercados de atuação.

        Os consumidores começaram a ter a disposição inúmeros produtos de deferentes marcas e preços do mundo todo, com isso as empresas estavam em um mercado amplo e competitivo. As empresas buscaram, por sua vez, investir cada vez mais em tecnologias para conseguirem se manter no mercado e atender os consumidores, criando parcerias financeiras e diminuindo o preço de produtos. Nesse período que começou o acesso a Internet de uma forma mais ampla e também o uso de novos meios de comunicação mais avançados para as empresa conseguirem mais agilidade nas negociações e divulgação de produtos e promoções.

        A globalização contribuiu positivamente para a diminuição dos índices de inflação e também garantiu o acesso da população a produtos de qualidade com preços compatíveis, trazendo também uma grande oferta de produtos importados e nacionais.

        Dentro do cenário econômico e financeiro países que aderiram à globalização tornam-se um bom negócio para investir, visto que estão abertos a novas tecnologias e a cultura de outros países, agregando, assim, mais valores dentro do cenário mundial.

        Porém um dos fatores negativos da globalização é a má distribuição da riqueza, que se concentra nos países desenvolvidos, pois esses países já possuem uma vantagem competitiva em relação aos demais. Outro ponto negativo é que devido os grandes avanços da tecnologia aliados aos avanços da ciência cada vez mais processos estão se tornando automatizados ocorrendo um impacto nos índices de desemprego da população.

Outsourcing

        O outsourcing é uma palavra em inglês traduzida para português como terceirização, mas apesar dos termos outsourcing e terceirização serem muitas vezes usados como sinônimos, o outsourcing na maioria das vezes é usado em um trabalho para uma empresa fora do país de origem da empresa contratadora, enquanto a terceirização é utilizada para contatos e transações dentro do próprio país.

        Assim, as empresas que prestam serviços de outsourcing são contratadas para  desenvolver uma área determinada da empresa que as contrata com mais eficiência para quem administra a empresa possa focar sua atenção em outros aspectos. Geralmente o outsourcing trás vantagens para empresa que contrata, aumentando sua rentabilidade coma inserção de novas tecnologias e recursos humanos capacitados.

        Mas outsourcing também trás desvantagens, pois a empresa que contrata se torna dependente de serviços de pessoas que não tem conhecimento dos seus objetivos, por isso não possuem incentivos para contribuir para a melhoria da empresa estão ali simplesmente para fazer um serviço e depois ir embora. Além disso, os custos do outsourcing podem ultrapassar o planejado e podem não ter o retorno esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com