TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre licenciados e bachareis

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 -INTRODUÇÃO 3

2 -DESENVOLVIMENTO 4

2-A-DIFERENÇAS NA LICENCIATURA E BACHARELADO

2-B-GRADE CURRICULAR

2-C- ANALISE DA ENTREVISTA A PARTIR DE QUESTIONARIO

3 - CONCLUSÃO

4 -REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O professor de educação física na escola tem grande importância, já que ele tem o dever de ensinar através de atividades pedagógicas que estimulem o conhecimento geral da prática da Educação Física. Seu papel na educação, não deve ser somente de disciplinar o corpo, mas também expandir o conhecimento intelectual e físico do aluno.

Temos o dever de preparar o aluno para que este esteja capacitado de forma completa, para ingressar na sociedade. O profissional de Educação Física trabalha tanto com atividades físicas lúdicas, quanto com esportes competitivos. O licenciado poderá também atuar em pesquisas relacionadas ao ensino e suas interfaces com outras áreas de estudo. Entretanto, os novos licenciados não podem atuar em academias, clubes e outros espaços não-escolares.

Como sabemos também temos o papel o profissional formado em bacharelado em Educação Física, é comum na sociedade acreditarem que ambos fazem o mesmo papel, já que as atividades são parecidas, mas com muitas diferenças entre si.

Não só na escola, mas em diversos ambientes, o educador físico passa a ser responsável pelas atividades corporais e da cultura do movimento, de modo a promover a participação dos indivíduos aos jogos esportivos tais como: danças, lutas, ginásticas e outras atividades individuais como correr e caminhar.

Assim a atuação de profissionais das diferentes formações (bacharelado e licenciatura) é de fundamental importância, para maximizar o bem-estar do ser humano, especialmente em relação a sua qualidade de vida.

Atualmente existem no Brasil 3 tipos de formações profissionais, aprovadas pelo MEC, sendo: bacharelado, licenciatura e tecnólogo, neste trabalho, vamos dar enfoque as seguintes formações: bacharelado e licenciatura. Abordaremos as principais diferenças entre elas, a grade curricular, bem como a atuação no mercado de trabalho do profissional.

2_ DESENVOLVIMENTO

2_1

Escolher entre Bacharelado ou Licenciatura tem gerado duvidas na hora de optar pelo curso superior na área de Educação Física. As resoluções do Conselho Nacional de Educação de 18 de fevereiro de 2002 e de 31 de março de2004 formavam profissionais sem distinção entre Bacharéis e Licenciados.

Bacharelado: forma profissional generalista. O estudante tem um panorama amplo e mais específico da área, com diversas disciplinas teóricas e algumas práticas. Ao terminar o curso, o aluno está apto a atuar em diversos ramos de uma mesma área do conhecimento, podendo se especializar em uma delas tanto com a experiência no mercado de trabalho como por meio de pós. O profissional que cursa o bacharelado estará apto a exercer suas habilidades em diversas áreas da Educação Física: academias, clubes, centros esportivos, atuar como personal trainer, árbitros entre outros.

Licenciatura: forma essencialmente o educador. O currículo conta com um panorama amplo da área, mas com diversas disciplinas ligadas à Pedagogia e à Didática. Quem se forma em licenciatura pode dar aulas nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior (neste caso há a necessidade de cursar uma especialização, mestrado e/ou doutorado). Podendo atuar no ensino privado ou no ensino público (a inserção no ensino público, se dá somente através de concurso público

2_2 Grade Curricular: Bacharelado em Educação Física

DISCIPLINAS NA LICENCIATURA DISCIPLINAS NO BACHARELADO

Anatomia Anatomia

Anatomia dos sistemas Anatomia dos sistemas

Aprendizagem e desenvolvimento motor Aprendizagem e desenvolvimento motor

Atividades complementares Atividade motora aplicada a populações especiais

Atletismo: aspectos pedagógicos e aprofundamentos Atividades complementares

Avaliação diagnostica Atletismos: aspectos pedagógicos e aprofundamentos

Basquetebol: aspectos pedagógicos e aprofundamentos Avaliação diagnostica

Biologia (citologia) Basquetebol: aspectos pedagógicos e aprofundamentos

Biomecânica Bioestática

Ciências sociais Biologia (Citologia)

Comunicação e expressão Biomecânica

Corporeidade e motricidade humana Biomecânica aplicada ao esporte

Crescimento e desenvolvimento humano Ciências Sociais

Didática especifica-educação física Comunicação e expressão

Didática geral Corporeidade e Motricidade humana

Direitos humanos Crescimento e desenvolvimento humano

Educação ambiental (optativa) Direitos humanos

Educação física adaptada Educação ambiental

Educação infantil Educação física adaptada

Educação física interdisciplinar Educação Física interdisciplinar

Educação física no ensino fundamental Educação Física integrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com