TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Dissertações: A ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 9

A ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Lucinéia Lopes Andrade1

Resumo

Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e aprendizagem. Diante do atual cenário da sociedade da “informação”, o licenciado em pedagogia não se limita mais em lecionar para as séries iniciais do ensino fundamental ou nas classes de educação infantil. O pedagogo deve atuar como “agente de transformação”, através da educação continuada dentro das organizações e/ou instituições onde for necessário. O estudo foi realizado com a colaboração de uma assessora de recursos humanos de uma grande empresa privada do município de Registro. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas que tinham como objetivo esclarecer as contribuições do pedagogo fora dos espaços escolares, especialmente no mundo empresarial, como o educador pode utilizar técnicas e métodos baseados na pedagogia e a visão dos educadores quanto à utilização dos mesmos na resolução de problemáticas e conflitos nas corporações. Os profissionais assinaram um termo consentindo a participação no estudo. Este estudo ocorreu no ano de 2014. Observou-se que os profissionais acreditam na funcionalidade das técnicas pedagógicas como meio de resolver conflitos no cotidiano das empresas e no desenvolvimento e treinamento de pessoas.

Palavras-chaves: Pedagogia. Treinamento e Desenvolvimento. Educação. Competências e Habilidades.

INTRODUÇÃO

A Grécia do período Clássico pode ser considerada como o berço da pedagogia, pois foi na Grécia que surgiram as primeiras teorias referentes às ações pedagógicas. Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma série de debates e discussões acerca da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e técnicas de ensino. Até chegarmos nos modelos atuais de ensino, foram desenvolvidas inúmeras pesquisas no campo da psicologia da aprendizagem, no desenvolvimento da criança, fazendo com que os profissionais desenvolvessem reflexões das relações pedagógicas envolvendo métodos e ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos.

Aliada à educação, a aprendizagem também foi objeto de muitos estudos. Ela é fundamental em nossas vidas e sempre será. Segundo CHIAVETANO (2009), a aprendizagem é o processo pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos a respeito do seu meio ambiente e de suas relações ao longo de suas vidas. Acerca da aprendizagem, existem duas perspectivas que ajudam a compreender como as pessoas aprendem: comportamentalismo (ou behaviorismo que assegura que os processos mentais são invisíveis e não podem ser estudados cientificamente. Contudo, podem ser observados externamente por meio do comportamento exterior das pessoas. Daí, os experimentos com cães e ratos em laboratórios que levaram inicialmente ao modelo de condicionamento clássico (com Pavlov, Thordike, Watson e Guthrie) e posteriormente ao modelo de condicionamento operante (com Skinner) e cognitivismo (assegura que os processos mentais podem ser identificados e estudados. Surgiu após a Segunda Guerra Mundial com Vygotsky, Dewey, Piaget e Bruner. A mente humana é altamente complexada (tal como um computador) e seus processos mentais de processamento da informação funcionam por meio de séries de procedimentos que trabalham juntas em um sistema completo. Mais recentemente, surgiram outras duas perspectivas: construtivismo (é uma variante do cognitivismo com os trabalhos de Gardner, Sternberg e Janssen. Está centrado no princípio de que cada indivíduo constrói sua própria compreensão do mundo em que vive refletindo suas experiências pessoais. Assim, de maneira ativa- e não meramente passiva – gera modelos mentais que utiliza para dar sentido a suas experiências.) e pós-modernismos (a realidade somente emerge a partir da interpretação individual. O pensamento é dinâmico, sempre mutável e depende a partir da interpretação individual. O pensamento é dinâmico, sempre mutável e depende da maneira como a pessoa interpreta o mundo em que se vive. Surgiu no início do século 21 para explicar os esforços individuais para explanar o mundo real.). Nenhuma das perspectivas anteriores é melhor que as outras. Todas elas dão uma idéia de como ocorre o aprendizado e sua incorporação ao comportamento, até que outros aprendizado ocorra.

A limitação do profissional pedagogo às aulas ministradas às séries iniciais do ensino fundamental e das classes de educação infantil está rompida. O moderno cenário da educação se destaca no século XXI com novas expectativas para o profissional pedagogo que se insere no mercado de trabalho, sob diversas abrangências, como nos mostra a própria sociedade, que vive um momento particular de discussões sobre globalização, neoliberalismo, terceiro setor, educação on-line etc. A aprendizagem é tudo na vida de cada pessoa. É a base do seu desenvolvimento individual. A pessoa que acredita no estudo contínuo e no aprendizado constante mantém-se sempre atualizada em termos de conhecimentos e habilidades, distancia-se enormemente das outras pessoas estagnadas e alienadas. É preciso começar a aprender a aprender. Depois, aprender continuamente. (CHIAVETANO, 2009). A educação está presente em todos os setores da sociedade. E conseqüentemente, haverá necessidade da presença de um profissional da educação, que entenda dos processos de ensino e aprendizagem.

A educação coorporativa é uma tendência mundial. Muitas empresas estão caminhando gradativamente dos treinamentos passageiros para uma educação permanente. Segundo MEISTER (1999) as pessoas precisarão desenvolver certas competências pessoais para atuarem nos novos ambientes de negócios: aprender a aprender, comunicação e colaboração, raciocínio criativo e solução de problemas, conhecimento tecnológico, conhecimento global dos negócios, liderança e autogerenciamento da carreira.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de graduação em pedagogia (Resolução CNE/CP n°1, de 15 de maio de 2006), em seu artigo 4°, dispõem: “o curso de licenciatura em pedagogia, destina-se à formação de professores para exercer a funções de magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal, de educação profissional na área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com