TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina de Massagem Terapêutica  

Por:   •  1/10/2019  •  Resenha  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Ceará (UFC) 

Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) 

Disciplina de Massagem Terapêutica  

Taoísmo e Yin-Yang [pic 1]

O Taoísmo e uma tradição oriental surgida na China no século II a.C. é uma filosofia de vida que aborda o plano espiritual, cultural, rituais religiosos, a filosofia e a ciência como estando todos interligados, como se fossem uma coisa só. A origem do componente filosófico do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, pai do taoísmo.

O Taoísmo é uma filosofia de vida e uma religião chinesa milenar, na qual o ser humano deve viver em harmonia com a natureza, pois faz parte dela. Dessa forma acredita que, quando tomamos a natureza como referência em nossas vidas, atingimos o equilíbrio, ou o “Tao” (caminho).

A origem do taoísmo é incerta, tradicionalmente ele surgiu da observação da natureza e suas diferentes interações.

O registro inscrito mais antigo é o que conhecemos hoje como I Ching – o livro das mutações que possui a base do pensamento tauista o yin e yang.

O registro mais famoso do taoísmo se chama TAO TE KING que consiste em 64 poemas do mestre Lao Tze sobre o Tao e sua filosofia. Esse livro aborda não somente a soberania do Tao e a busca pela harmonia entre yin e yang, mas também conceitos sobre política e sociedade.

Sendo o Tao inexplicável ele é compreendido como a trilha para o absoluto. Ele contém todas as coisas existentes e não existentes, é o grande e o pequeno, mas não consiste numa deidade personificada é algo como um grande princípio ou consciência cósmica.

Segundo alguns tauistas existem 3 métodos para chegar ao Tao: a contemplação do universo, a meditação e a postura correta para encarar a vida.

O yin yang são dois princípios que compõem a harmonia do Tao. Opostos, mas complementares.

Os chineses tinham uma noção dialética de mundo. Tese, antítese e sua resolução em um nível mais alto que o anterior. Essa dialética está representada no sistema yin: yang, onde se classificaria yin aquilo que fosse passivo, estrutural, frio, centrípeto, feminino, e como yang o que fosse ativo, dinâmico, quente, centrifugo, masculino.

Yin e yang são opostos, porem se complementam, e sempre surgem juntos, um em função do outro.

Vale ressaltar que o equilíbrio entre yin e yang é dinâmico, e não existe propriamente uma luta entre os dois princípios, e sim complementaridade, sendo falsa a ideia de que yang é bom e yin é mal. Os dois são necessários, como uma moeda precisa ter duas faces.

Yin e Yang “são afinidades mútuas, ao mesmo tempo que são antipatias mútuas”. O fundamental na teoria de Yin e Yang é que eles são conceitos complementares, de forma que um não pode existir sem o outro, Yin só pode existir se o Yang também existir. Horn (1979, p. 102)

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Ferreira, Marcus Vinicius. O que é acupuntura. Nova Cultural : Brasiliense, 1986

Teeguarden, Iona. Acrupressão o caminho para a saúde: jin shin do. Editora Manole Ltda, 2000

CORTONESI, Leandro Masuda. Bioenergia Oriental e Educação Física. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2011.

https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/taoismo.htm

https://www.todamateria.com.br/taoismo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (714.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com