TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED FISICA

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:     Lutas

Atividade: Portfólio ciclo 2

Nome: Gabriel

Souza Carvalho

RA: 8089342

Turma: DGEFL1901SRPA0O DGDGEFL1901SRPA0OEFL1901SRPA

Parecer do Tutor:

Copie o enunciado da tarefa descrita no PEGE:

A partir do estudo da Unidade 1 da obra Lutas, elabore um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, sobre o significado do conceito de Cultura Corporal de Movimento, apresentando suas principais características, assim como argumentos que demonstram a importância da utilização de seus elementos (dança, jogos, lutas, esportes e ginásticas) na disciplina Educação Física no Ensino Básico. Todos os seus argumentos devem estar pautados no estudo do material didático citado ou em outros textos da área acadêmica (livros e artigos científicos) desde que devidamente citados ao longo do texto e com suas referências completas ao final do trabalho. Disponibilize sua atividade no Portfólio.

A cultura corporal de movimento se descobriu através das necessidades do homem ao meio e é como uma parte de uma cultura humana onde se agrupam todos os bens relacionados as atividades físicas em todo processo histórico do homem. A cultura corporal está incluída a luta, dança, ginastica e varia bastante de acordo com a cultura que ocorre. Para Daolio (2004), a Educação Física é uma disciplina que deve garantir aos alunos certas experiências relacionadas à cultura corporal de movimento e que nós futuros professores permita ao aluno, a partir da pratica, usufruir, compreender, criticar, e transformar os elementos da cultura corporal. A importância e o objetivo da cultura corporal, não é fazer ninguém um lutador nem nada do tipo, mas sim desenvolver uma visão crítica, relacionado com a ação e no sentido de transformação social.

O papel da cultura corporal de movimento é importantíssimo na disciplina, pois tudo que está ligado a ela, é relacionado com a cultura, respeito, trabalho em grupo, autoconhecimento, auto desenvolvimento, o espirito esportivo, a capacidade de reflexão e etc. O professor pode pedir pesquisas sobre historias e técnicas, acompanhar treinamentos, vídeos sobre o assunto. Existem inúmeras possibilidades de trabalhar com lutas, isso varia de cultura, região. Mas com pouca coisa, é possível tornar um aluno reflexivo e informado sobre o assunto. Então não cabe o professor visar eficiência em movimentos nem nada parecido, o objetivo é construir uma vivencia e reflexões sobre o conhecimento.

 

Referências: 

Material de estudo, unidade 1.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (336.8 Kb)   docx (461.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com