TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO FÍSICO E SUA IMPORTÂNCIA

Por:   •  17/2/2017  •  Artigo  •  3.496 Palavras (14 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 14

EXERCÍCIO FÍSICO E SUA IMPORTÂNCIA

Valmíria Valéria Eller Novais

Teófilo Lourenço de Lima

RESUMO

O objetivo de esta revisão estabelecer os principais fatores determinantes do nível de atividade física durante o envelhecimento e os benefícios do estilo de vida ativo na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, na mortalidade e na manutenção da capacidade funcional durante esse processo. Um esquema contínuo de exercícios pode fazer com que as pessoas vivam mais e, com melhor qualidade de vida, e viva por mais tempo. As atividades físicas, sem dúvida alguma proporcionam uma alta qualidade de vida. Praticar exercícios regularmente ajuda a manter uma boa saúde mental e corporal, em qualquer idade, mas infelizmente essa não é a realidade que estamos vivendo, ao mesmo tempo em que existem pessoas preocupadíssimas com a alimentação e com o corpo, existem outras que se entregam cada vez mais ao sedentarismo. Exercícios físicos reduzem o risco de câncer desde que haja a prática regularmente e dedicada a se exercitar. Estudo mostra que aqueles que cultivaram o hábito de subir pelo menos três lances de escada semanalmente reduziram as chances de ter câncer de pulmão em 50%. A liberação natural de endorfinas na circulação e no cérebro ativa o sistema nervoso neutralizando a depressão. Devido a ao processo de globalização o estilo de vida moderno tem sido grande influência para o avanço das doenças cardiovasculares, obesidade, depressão e stress. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício.

Palavra chave: Atividade física. Saúde. Longevidade.

ABSTRAT

The objective of this review is to establish the main determinants of the level of physical activity during aging and the benefits of active lifestyle in the prevalence of chronic non-communicable diseases, mortality and maintenance of functional capacity during this process. A continuous workout schedule can make people live longer, and with better quality of life, and live longer. Physical activities undoubtedly provide a high quality of life. Practicing exercises regularly helps maintain good mental and physical health at any age, but unfortunately this is not the reality we are living in, while there are people who are very worried about food and the body, there are others who give each Sedentary lifestyle. Physical exercise reduces the risk of cancer as long as there is practice regularly and dedicated to exercise. Study shows that those who grew the habit of climbing at least three flights of stairs weekly reduced the chances of having lung cancer in 50%. The natural release of endorphins in the circulation and in the brain activates the nervous system by neutralizing depression. Due to the process of globalization the modern lifestyle has been great influence for the advancement of cardiovascular diseases, obesity, depression and stress. With advancing age, there is a reduction in cardiovascular capacity, muscle mass, muscle strength and flexibility, and these effects are exacerbated by lack of exercise.

Keyword: Physical activity. Health. Longevity.

INTRODUÇÂO

A relação entre atividade física, saúde, qualidade de vida e envelhecimento vem sendo cada vez mais discutida e analisada cientificamente. Atualmente é praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde que a atividade física é um fator determinante no sucesso do processo do envelhecimento. É o objetivo de esta revisão estabelecer os principais fatores determinantes do nível de atividade física durante o envelhecimento e os benefícios do estilo de vida ativo na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, na mortalidade e na manutenção da capacidade funcional durante esse processo.

Mas o que é atividade física? A atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gastos de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividade mental e social, de modo que terá como resultado benefícios a saúde.

No Brasil o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta menos calorias por dia, do que há 100 anos e como resultado dessa inatividade as doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, dislipidemia, depressão, apneia do sono, síndrome metabólica e até o câncer.

Atualmente como conseqüências das mudanças nas condições de vida e trabalho desse mundo globalizado, poucas pessoas praticam atividade física. As pessoas se deslocam utilizando o transporte coletivo ou o próprio carro e muito das vezes devido à natureza do serviço que executam passam horas e horas sentados. E isso também acontece no lazer, seja no barzinho, no cinema ou diante da televisão, Independente da forma de lazer, sempre procuram uma forma de relaxar. É através dessa análise rápida percebemos o quanto as pessoas se exercitam cada vez menos e sempre buscando mais comodidade e sempre com a desculpa que não tem tempo para a atividade física.

Antigamente as pessoas morriam por doenças infecciosas como tuberculose, diarréias e até as epidemias de gripes entre outras doenças e com a modernidade e o avanço da ciência trouxe muitas melhorias em geral, mas em conseqüências o crescimento das doenças crônicas degenerativas que já foram citadas como as doenças do coração, os acidentes vasculares cerebrais, a hipertensão, o diabetes e o câncer que levam as pessoas a morte. Além do aumento de pessoas que morrem por trauma nos acidentes de trânsito e da violência na cidade como os homicídios.

I A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FISICA PARA O CORPO HUMANO

Um esquema contínuo de exercícios pode fazer com que as pessoas vivam mais e, com melhor qualidade de vida, e viva por mais tempo. Uma vez que a prática de exercícios pode ajudar na saúde de diversas formas Melhorando a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, ajudar perder peso, aumenta o metabolismo, diminui o risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos, melhora coordenação motora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com