TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Jesuítica no Brasil

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: HITÓRIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: MARIA SOLANGE ROCHA

EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO PERÍODO COLONIAL

SÍNTESE REFERENTE AO FILME “A MISSÃO” E AO TEXTO DE JOSÉ MARIA PAIVA

MARIA CLARA FERREIRA DA SILVA

TERESINA – PI

2017

SÍNTESE

O filme “A Missão” retrata a história de Rodrigo Mendonza no século XVIII, nesse período a educação baseava-se somente nos métodos da educação jesuítica. Rodrigo Mendonza era um espanhol, mercador de escravos que mata o seu irmão por ciúmes da esposa.  A culpa o leva a se reunir com um grupo de jesuítas na floresta, nessa época os padres jesuítas que deveriam propagar a fé católica através de missões pelo litoral e interior do Brasil a fim de catequizar os índios. Nesse contexto, o espanhol mercador de escravos se encanta com a cultura indígena e faz de tudo para protegê-los.

Os jesuítas são convocados a defender sua permanência numa corte, que seria analisada por um funcionário da Coroa portuguesa. O território ocupado pelas missões estava em perigo de passar a pertencer aos espanhóis: que podem escravizar os índios, somado a isso a influência dos jesuítas ia crescendo e eles passaram a ter certa independência em relação ao Estado e até da própria Igreja. Assim, foi decidido que os jesuítas deveriam retirar-se do território ou serem massacrados por um exército, é nesse cenário que Mendonza abdica de seu voto de obediência jesuítica para liderar uma resistência na missão de São Carlos.

Ao final do filme, a missão de São Carlos é dominada e todos os índios e jesuítas são massacrados. Logo adiante, os jesuítas são oficialmente expulsos do Brasil.

Portanto, é possível afirmar que apesar da expulsão dos jesuítas e das enormes mudanças sociais (feudalismo) e filosóficas (absolutismo) do Brasil, as missões marcaram a nação. Tendo em vista os índios que foram protegidos fisicamente e moralmente e por esse tempo foram até letrados e educados por meio das missões. Ademais, o colégio jesuítico contribuiu também para a formação social e cultura brasileira, apesar de educar pequena parte da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com