TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação fisica

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.879 Palavras (16 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: A PRÁTICA REFLETE NA TEORIA?

LUIZ HENRIQUE GONZALES MUNIZ

 RA: C5159D8 / Turma: EF1P12

Curso: Educação Física – 1 semestre

Campinas – Unip Swift

2015

1. INTRODUÇÃO

Um dos importantes desafios da Educação Física Escolar é criar condições de autoconhecimento e desenvolvimento dos alunos nos domínios motores, cognitivos, afetivos e sociais, construindo assim uma vida ativa, saudável e produtiva, integrando de forma adequada e harmônica o corpo, mente e espírito por meio das vivências diferenciadas de atividade física na escola e fora dela. A atividade física regular é um fator determinante na prevenção de doenças crônicas e as práticas corporais são objeto direto da disciplina para que o aluno tenha uma consciência corporal e construa hábitos saudáveis que serão utilizados para toda a vida. Neste sentido, pertence ao profissional de Educação Física, tanto quanto aos demais educadores do ambiente escolar, construir em harmonia com os alunos uma consciência crítica que vai além das práticas corporais. Diante de tantos alunos sedentários, vemos a importância dos ensinamentos nas aulas de Educação Física no processo do pleno desenvolvimento humano, mediante informações associadas à prática da atividade física direcionada à melhoria das condições de saúde.

A Educação Física Escolar é uma disciplina que tem uma grande influência para o aluno, que ultrapassa a prática de esporte, dança, ginástica, jogos, atividades rítmicas e expressivas, ela também inclui seus princípios, quais atitudes os alunos garante o direito do aluno de saber por que ele está realizando este ou aquele movimento. Atualmente um dos grandes problemas da Educação Física Escolar, é saber escolher a metodologia correta para ser trabalhada no processo de ensino-aprendizagem de cada nível educacional. Como diz Gadotti (2003):

 "ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo, com consciência e sensibilidade. Eles não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas". 

Para este autor, "o professor deve transformar o obrigatório em prazeroso e selecionar criticamente o que devemos aprender". No entanto a realidade o que podemos presenciar nas escolas é que pouco está sendo feito na maneira de educar para a vida, visto que muitos professores ainda estão com a mente revertida para o simples fazer por fazer, sem se incomodar com o conteúdo nem com o aprendizado dos alunos, mesmo aqueles que já obtiveram um curso superior nesta área.

Portanto, o objetivo desta pesquisa é apresentar evidências sobre como é importante a Educação Física Escolar na formação dos alunos, a fim de que tenham consciência de como é importante a prática frequente de atividade física e relacionar se à ligação entre a prática e a teoria da Educação Física Escolar.

2. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Antes de abordarmos a educação física escolar, precisamos saber como se desenvolveu a educação física no Brasil, e como desenvolveu tais praticas ate chegar às escolas, A Educação Física do Brasil pode ser dividido historicamente em cinco períodos: Brasil colônia compreendido pelo período de 1500 a 1822; Brasil império compreendido pelo período entre 1822 a 1889; Brasil república compreendido os anos de 1890 até 1946; Brasil contemporâneo compreendido os anos de 1946 até 1980; e o Brasil atual, a partir de 1980.

Se pensarmos bem deis da época dos escravos, o corpo é visto como forma de trabalho e se aprofundamos mais isso vem deis de gregos e romanos, do índio através de guerreiros, o corpo humano sempre foi alvo de pra seres e cultura, Se buscarmos na historia, a educação física no Brasil está vinculado no tempo de império e os primeiros momentos do período republicano, o termo ginástico como era adotado inicialmente, ocorreu oficialmente com a reforma Couto Ferraz , em 1851, mas foi somente em 1882, que Rui Barbosa expresso à importância da ginástica na formação do brasileiro como elemento indispensável na formação da juventude.

Em 1964, com a tomada do poder pelos militares, ouve um crescimento na área educacional, aonde o governo usava para programas militares, sempre buscando o mais ágil, forte e que tem mais resistência, cada vez mais a educação física era especial até que fizeram uma lei que era obrigatória à educação física no terceiro grau, que favorecia o regime militar, desfavorecendo o movimento infantil que era do movimento contraria.

A partir de 1980 a educação física se difundiu criando vários modelos, concepções, tendências e abordagens, observando a importância da educação física o aprender e o fazer como algo essencial para o brasileiro e que vem se desenvolvendo a cada dia.  

                                 

3. DIVISÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física Higienista: até 1930, a Educação Física praticada é enxergada como necessária para a saúde, a assepsia social e saneamento público, na busca de uma sociedade livre de doença, através da disciplina escolar. 

Educação Física Militarista: entre 1930 à 1945 – nesta época a Educação Física tinha o papel de formar indivíduos adestrados, educados e obedientes. O objetivo principal era o “aperfeiçoamento da raça” ou forjar “máquinas humanas” por meio do desporto. Nesta época formaram-se os grandes centros de cultura física, ginástica olímpica, treinamentos de lutas para a domesticação do homem para as guerras. 

Educação Física Pedagogista: 1945 à 1964 – uma nova fase da Educação Física que busca incorporar uma disciplina educativa por excelência por meio da escola. A dança, a ginástica são meios da educação do aluno com a finalidade de ensinar regras de convívio democrático e de preparar as novas gerações para o altruísmo, o culto a riquezas nacionais, etc.

Educação Física Competitiva: pós 1964 – nesta época a Educação Física é colocada como apêndice de uma ideia que favorece recreação para o esporte de nível elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (301.8 Kb)   docx (311.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com