TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de Uma Colônia de Férias Para Crianças e Adolescentes

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

                     Disciplina T. P. da Recreação e Lazer

 "Elaboração de uma colônia de férias para crianças e adolescentes"

                                               Rafael Silva França

202002458984

PCC – Prática Como Componente Curricular

Rio De Janeiro

2021

Objetivo: O principal objetivo da colônia de férias, que tem como tema “Enquanto estou de férias, aprendo!”, é acolher crianças que os pais estão trabalhando durante este período, garantindo atividades que colaborem com o desenvolvimento psicológico, motor e social, ao mesmo tempo em que se encontram em um ambiente seguro e de qualidade.

Resumo: O período de férias escolares mais prolongado, que acontecem no

verão e pelas suas características climáticas torna-se uma estação convidativa para as atividades ao ar livre, torna-se especialmente favorável para o acesso e manutenção dos direitos ao esporte e ao lazer. Colônia de férias é uma programação voltada para crianças, adolescentes e jovens que já se desvincularam do colégio nos períodos de férias. São organizadas por equipes de desporto que buscam incentivar a livre iniciativa, brincadeiras lúdicas, leitura e o contato com a natureza.

Normalmente as colônias de férias ocorrem em clubes, condomínios, parques, escolas e academias que preocupados com a formação e boa ocupação dos futuros cidadãos projetam atividades criativas para descontrair e inserir temas importantes que os auxiliarão perante a sociedade.

 

Introdução: As atividades selecionadas para serem aplicadas em colônias de férias podem ser:

Passeios ecológicos
Jogos esportivos e/ou recreativos
Incentivo a arte com aplicação de pintura, origami, dança, teatro, arte circense e outros.
Sala de jogos e karaokê
Torneios
Apresentações com mágicas, música, teatro e outros.
Gincanas aquáticas
Conferências sobre higiene pessoas, primeiros socorros, doenças sexualmente transmissíveis e outras.
Existem colônias de férias que além de se preocupar com os aspectos já citados buscam ainda a proximidade familiar entre pais e filhos. Estas já são voltadas para toda a família com o intuito de unir os pais e filhos a partir de atividades que serão realizadas por tais. Este é uma boa opção para pais que sentem a necessidade de se aproximar de seus filhos de forma a não levantar sentimentos de constrangimento em seus filhos que neste período da vida desejam estar na companhia de amigos a de pais.

Desenvolvimento do Projeto:  para montagem da colônia de férias,  Para escolher uma região com áreas verdes, como uma chácara, com quadra de esportes, piscina, salão de jogos e bastante espaço ao ar livre para desenvolver as atividades esportivas e culturais. As atividades desenvolvidas deverão ser: passeios à  cinemas, zoológicos, trilhas ecológicas, jogos, gincanas, torneios e atividades como teatro e músicas. Uma ideia é estabelecer equipes competitivas desde o primeiro dia e tudo que se fizer na colônia estará valendo pontos para as esquipes e no final a equipe com mais pontos vencerá. É importante que todos participem de todas das atividades, lembrando que os valores da colônia de férias devem ser total voltados para colaboração, trabalho em equipe, organização e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (713.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com