TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido de CINESIOLOGIA - SISTEMA MUSCULAR

Por:   •  29/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 2
  1. A – Fibra Muscular: é o conjunto de miofibrilas, organelas onde há a interação da miosina e da actina, essa interação ocorre nos sarcômeros, e são responsáveis por contrair a fibra muscular.

B- Membranas de tecido conjuntivo: O endomísio reveste as fibras musculares, o perimísio reveste os fascículos e o epimísio que envolve o ventre muscular.

C- Inserção no osso: Os músculos se prendem aos ossos quando o tendão se une a camada mais externa do osso, o periósteo.

D- Ventre, tendões, aponeurose: O ventre é conhecido como a parte vermelha do músculo, é a parte contrátil e a mais larga. Os tendões são formados pela junção da fáscia muscular nas extremidades do músculo, do endomísio, e do perimísio. E a aponeurose é quando o tendão assume forma de bainhas achatadas e delgadas.

  1. Excitabilidade: o tecido muscular se movimenta ao receber um estímulo.

Contratilidade: o tecido muscular consegue mudar suas dimensões ao fazer a contração.

Extensabilidade: o tecido muscular pode se alongar.

Elasticidade: o tecido muscular consegue voltar a sua dimensão original após ser alongado.

  1. Origem é a parte fixa do músculo em um movimento e inserção é a parte móvel.

  1. Contração muscular é um processo onde as fibras musculares têm a capacidade de gerar tensão. Acontece quando a actina desliza sobre os filamentos da miosina.
  1. As contrações concêntricas acontecem quando há um encurtamento das fibras musculares; já as excêntricas quando há um alongamento e as isométricas quando não há movimento nas articulações.
  1. A cadeia cinética aberta ocorre quando o segmento distal se move livremente, resultando no movimento isolado de uma articulação. Já a cadeia cinética fechada ocorre quando as articulações terminais encontram uma resistência externa que impede a movimentação livre.
  1. A- Tônus muscular: é o estado de tensão que apresenta o músculo em repouso, e que lhe permite iniciar a contração rapidamente.

B- Tensão muscular: é quando os músculos estão sobrecarregados ou estirados.

C- Excursão muscular: é a distância que o músculo é capaz de encurtar quando é alongado até seu comprimento máximo.

  1. A relação acontece quando o músculo monoarticular se encontra alongado no seu comprimento máximo e exerce sua maior força.

  1. A relação acontece quando o músculo biarticular não consegue se alongar, então ele terá pouca força e quando este atingir um ponto em que não consegue ser mais encurtado, ele perderá a sua força.
  1.  A. Agonistas: Músculo que atua para causar o movimento.
  1. Antagonistas: Músculo que atua para tornar mais lento ou interromper um movimento;
  2. Sinergistas: Músculo que atua com o agonista para auxiliar o movimento.
  3. Estabilizador: Músculo que atua para estabilizar uma parte do corpo, para que outro músculo ativo tenha uma base firme sobre a qual possa exercer tração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com