TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Fisiologia Sistema Nervoso Entérico

Por:   •  10/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido – Fisiologia

Sistema Nervoso Entérico (SNE)

Constituído por neurônios e células gliais agrupadas e envolvidas por tecido conjuntivo propriamente dito, formando estruturas denominadas de gânglios entéricos que se conectam por meio de fibras nervosas. [pic 1]

Essas estruturas estão localizadas na parede do tubo gastrointestinal, além de estar presente no pâncreas e na vesícula biliar. Essa organização entre os gânglios, as projeções de fibras nervosas formam plexos ganglionados interligando células gliais entéricas e neurônios. Neurônios interganglionares, contendo axônios neurais, também podem inervar outras células ou tecidos do sistema digestório. A maioria das células nervosas presentes no SNE está localizada em dois plexos ganglionados: mioentérico e submucoso.

Devido à quantidade de neurônios e células gliais presentes entre as camadas da parede do tubo digestório, similaridades estruturais e complexidade da unidade funcional e a autonomia funcional desse sistema em relação ao controle central do sistema nervoso, o SNE é conhecido como segundo cérebro.

Regulação e função gastrointestinal [pic 2]

O trato digestório é composto por um tubo oco com quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e serosa. A camada em contato com lúmen intestinal é a mucosa, formada pelo epitélio da mucosa, lâmina própria e muscular da mucosa, sendo esta ultima a subcamada que separa a mucosa da camada seguinte, a submucosa. Na submucosa encontra-se o plexo nervoso submucosa. Logo em seguida está a camada muscular, na qual a subcamada mais interna apresenta orientação circular e a mais externa orientação longitudinal. Entre as duas camadas musculares está o plexo nervoso mioentérico. A camada mais externa do tubo digestório é a serosa. Na porção inicial do esôfago e final do intestino grosso está presente a camada adventícia.

Entre as diversas funções do SNE estão o controle do peristaltismo, controle da secreção de ácido gástrico, regulação do movimento de fluidos através do epitélio, renovação, interação com os sistemas imune e endócrino dos intestinos, manutenção da barreira epitelial entre o lúmen e a parede do intestino.

Existem aproximadamente 400 a 600 milhões de neurônios entéricos, ultrapassando o total encontrado no Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático juntos. Nele estão presentes neurônios sensoriais, interneurônios e neurônios motores, sendo estes inibitórios, inibindo a contração das camadas de musculo liso da parede do digestório, e excitatórios que ativam a contração do musculo liso da parede do digestório. [pic 3]

No SNE, células nervosas intrínsecas, presentes na parede do trato gastrointestinal, se conectam a células nervosas extrínsecas, vindas do Sistema Nervoso Central e formam uma rica ligação entre o SNE e o SNC, mantendo o fluxo de informações. Em razão da sua complexidade e quantidade de células nervosas, o Sistema Nervoso Entérico é capaz de comandar funções do sistema digestório sem depender de comandos provenientes do Sistema Nervoso Central.

Peptídeos Gastrointestinais

Os peptídeos são hormônios gastrointestinais formada por 28 aminoácidos. Sendo um neuropeptídio que pertence a superfamília do glucagon e secretina, ativando receptores acoplados à proteína G.

Tem como efeito

- Estimular a contração do coração, provoca vasodilatação coronária, aumenta a glicogenólise, reduz a pressão arterial.

- No sistema digestivo, induz o relaxamento do músculo liso, estimula a secreção de água e bicarbonato no suco pancreático e biliar, causa a inibição da secreção de ácido gástrico e a absorção a partir do lúmen intestinal. No intestino estimula a secreção de água e eletrólitos, estimula a contração do músculo liso entérico, dilata vasos sanguíneos periféricos e inibe resposta à gastrina.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (87 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com