TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do treinamento tático

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

Evolução do Treinamento Tático

Em determinada época um general alemão “Car Vow Clausewite definiu táticas militares para conseguir superioridade numérica num ponto vital e nu momento preciso. Essa Tática definiu os objetivos das táticas empregadas numa partida de futebol, pois a colocação de um jogador num ponto vital e num momento preciso é o resultado de manobras táticas realizadas com êxito. O objetivo maior do esporte é a conquista, por isto, a tática no futebol é quase tão antiga quanto o próprio esporte.

O primeiro relato tático que encontramos na história do futebol vem da Itália, da cidade de Florença. Em 1529, nesta cidade, dois grupos de 27 jogadores se enfrentaram para resolver suas diferenças, como queriam vencer, se preocuparam com a organização de ações táticas: se alinharam em três grupos de cinco jogadores para o ataque, cinco para o meio campo que eram os sacadores, e sete defensivos, sendo quatro adiantados e três zagueiros atrás deles.

No entanto a evolução da tática do futebol se iniciou na Inglaterra, fixou-se o número máximo de 11 jogadores. O futebol foi oficialmente regulamentado em 1863, tinha que ter oito no ataque, um zagueiro, um médio e um goleiro.

Em 1870 mudou o sistema tático, visando o ataque e utilizando o drible, um goleiro um zagueiro, dois jogadores de meio campo e sete atacantes.

Na Escócia estabeleceram o jogo de equipe, utilizando o passe para o jogo evoluir e, direção ao gol adversário, o sistema usado foi um goleiro, dois zagueiros, dois médios á frente dos zagueiros para combater os atacantes adversários, e seis formando o ataque.

Em 1883 os técnicos adotaram o sistema PIRAMIDAL para ter maior equilíbrio entre defesa e o ataque, formado por um goleiro, dois zagueiros, três médios e cinco atacantes.

Em 1925 Hebert Chapman, técnico do Arsenal, criou o sistema WM, que perdurou por mais de 30 anos. Olhando de cima a formação tinha o aspecto de W sobre um M, se compunham de um goleiro três zagueiros, dois médios recuados, dois médios avançados e três atacantes. Este sistema chegou ao Brasil através do então técnico do Flamengo, mas fracassou, pois os jogadores da época, principalmente o que jogava com três zagueiros não sabiam realizar essa função. Os Europeus solucionaram este problema utilizando um zagueiro de ofício.

Derrotados e humilhados na Argentina, os técnicos do Flamengo e Fluminense implantam o sistema WM com uma pequena variação: recuam o médio para ocupar o miolo do quadrado mágico, criando o sistema que de início se chamou DEFESA CERRADA e depois DIAGONAL.

Essas evoluções táticas são apresentadas nas competições  internacionais, o Uruguai apresentou um futebol vibrante, com fintas rápidas, jogo curto e veloz diferente do futebol dos Ingleses. Levou o ouro olímpico e por isso sediou a primeira Copa do Mundo denominada taça “JULES RIMET”, em homenagem ao presidente da FIFA. O Uruguai apresentou o sistema PIRAMIDAL, mas a Itália com o mesmo sistema venceu as copas de 1934 e1938.

Apesar de o sistema WM ser utilizado por mais de 25 anos, começam a surgir falhas: necessidade maior de marcar e desmarcar, que os futebolistas não sabiam fazer.

Em 1962 no Chile, o Brasil foi Bicampeão, utilizando um novo sistema: recuou um atacante para auxiliar no bloqueio de meio de campo: 1x4x3x3. Esse sistema foi utilizado pelas equipes Sul-Americanas em dois campeonatos mundiais.

A Holanda em 1974 inaugura uma nova era no futebol, baseada na preparação física superior e na polivalência dos futebolistas, o Carrossel Holandês, rodava em campo, todos os jogadores avançavam ao mesmo tempo, deixando os adversários em impedimento e às vezes toda a equipe corria para tirar a bola do adversário.

O sistema 1x4x4x2 seria usado nos próximos mundiais.

A seleção campeã de 1966, Inglaterra usou o sistema 1x4x4x2, o Brasil usou esse sistema no Cruzeiro de BH, não obtendo resultado, embora tivesse o craque Tostão em sua equipe. Várias tentativas foram feitas neste sistema: 1x4x5x1 ou 1x4x6x0.

Atualmente os sistemas mais usados além de 1x4x4x2, são 1x3x5x2 e 1x5x3x2.

No último mundial a França campeã, utilizou o sistema 1x4x5x1.

        Na copa do mundo da Itália em 1990, vinte e quatro seleções participaram, sendo que vinte utilizaram o sistema 1x3x5x2, introduzido pela Dinamarca na Europa. A seleção campeã foi a Alemanha.

O Sistema constitui-se de um goleiro, três zagueiros, cinco jogadores de meio campo (dois com função de alas), e dois jogadores atacantes (finalizadores). A função do alas é a mais importante, pois são ofensivos, defensivos e auxiliares de meio campo. Este sistema deve ser implantado aos poucos, pois exige mais assimilação, bom preparo físico e orientador tático, e os jogadores não devem ser preparados para uma só função, e sim para o que se fizer necessário. O mais importante para o jogador de futebol não é o sistema ou esquema de jogo, mas sim o seu próprio “talento”.

Noções Básicas de Sistema de Jogo

Esquemas, Táticas e Estratégias

Num jogo de futebol não se pode estabelecer uma única tática, visto que a posição inicial da equipe pode ser sempre modificada para obtenção de um resultado positivo. Futebol é um jogo de organização, mas principalmente de iniciativa e superação, essa é a tática do jogo.

Reforçando a Teoria

Sistema de jogo: é a posição da equipe dentro de campo.

Esquema: são as variações do sistema de jogo, ensaiadas pelo treinador que as utilizará ou não quando julgar conveniente.

Estratégia: são ações provenientes de bola parada, com objetivo de neutralizar o adversário.

Tática: ações de ataque e defesa com a bola em movimento.

Organização da Equipe em Campo

Para organizar uma equipe devem-se seguir alguns princípios:

- Conhecimento das características do público espectador.

- Condições climáticas e meteorológicas.

- Importância da competição.

- Tamanho do campo.

- Condições Físicas dos nossos futebolistas.

- Condições da equipe adversária.

Além desses fatores devemos considerar:

- A organização individual do jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com