TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício resistido e exercício aeróbico para pessoas com hipertensão

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício resistido e exercício aeróbico para pessoas com hipertensão

   Exercício resistido, é um exercício contra a resistência, que podem ser utilizados pesos livres, máquinas ou até mesmo o próprio corpo, exercícios como os demonstrados nas figuras 1e 2.  O exercício resistido traz vários benefícios para o corpo, como aumento de força muscular, aumento de resistência, aumento de massa magra, diminuição do peso gordo, e consequentemente melhorar o dia-a-dia e qualidade de vida do praticante.

Figura 1 Musculação

[pic 1]

Fonte: http://www.jaenoticia.com.br

Figura 2 Musculação na Terceira Idade

                                      [pic 2]

Fonte: http://vivomaissaudavel.com.br

Exercício aeróbio são exercícios que geralmente duram mais tempo e mantém uma frequência cardíaca mais baixa ou mediana, para que seja possível manter por mais tempo, com predomínio do sistema de energia em que o oxigênio tem ação direta. Figuras 3 e 4. Alem de melhorar o sistema cardiovascular o exercício aeróbio tem outros benefícios como: redução da gordura corporal, redução do LDL (colesterol ruim), fortalecer o coração e prevenção de algumas doenças (colesterol alto, pressão alta, diabetes tipo 2, artrite, derrame.)

Figura 3 Corrida                                           

[pic 3]

Fonte: http://seuguiadesaude.com.br

Figura 4 Hidroginástica          

[pic 4]

Fonte: http://barroca.com.br

É considerada Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) quando a Pressão Arterial (PA) do indivíduo está igual ou superior a 14/9mmHg.

Segundo REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO. 2007, p. 115-122

Vários estudos encontraram um efeito hipotensor significante do treinamento aeróbico sobre a PA sistólica e diastólica de hipertensos. Uma meta-análise canadense mostrou uma redução de -5/-7 mmHg para as pressões arteriais sistólica/diastólica. Na meta-análise mais recente sobre o assunto, com a inclusão de 72 estudos randomizados, os autores observaram que a PA diminui -6,9/-4,9 mmHg em indivíduos hipertensos após o treinamento aeróbico.

Concluímos que o treino aeróbio também tem efeito significante e positivo sobre a hipertensão arterial já que causa uma grande diminuição na PA de forma crônica, ou seja, um efeito duradouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (95.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com