TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Por:   •  3/6/2016  •  Artigo  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Trata-se de um recurso terapêutico cinético que utiliza o estímulo da sensibilidade proprioceptiva para aumentar a força, flexibilidade e coordenação, melhorando a qualidade do movimento. Sendo que o nome imposto pelo método já subentende sobre a sua mecânica, onde facilitação refere-se a tornar mais fácil. Neuro muscular é um envolvimento de nervos e músculos e proprioceptivo são receptores sensitivos que fornecem informações a respeito de movimento e posicionamento corpóreo.

Os objetivos do método são, portanto, aumentar ou recuperar a potência muscular, aumentar a velocidade de execução do movimento, melhorar a precisão do movimento e recuperar e/ou melhorar a função estabilizadora.

Estiramento: o uso do alongamento muscular e do reflexo de estiramento facilita a contração e diminui a fadiga.

Sincronização de movimentos: promove sincronismo e aumenta a força da contração muscular por meio da sincronização para ênfase.

Padrões de facilitação: movimentos sinérgicos em massa são componentes do movimento funcional normal.

Tração e aproximação: o alongamento ou a compressão dos membros e do tronco facilita o movimento e a estabilidade. Porém a necessidade de discenirmento quanto a escolha pois, a tração é a leve separação das superfícies articulares e parece inibir a dor e facilitar o movimento durante a execução dos padrões de movimento. Ela é mais freqüentemente aplicada durante padrões flexores (antigravitarios). Já a aproximação, ou compressão das superfícies articulares, por meio de compressão manual ou apoio de peso, estimula a co-contração dos agonistas e antagonistas, favorecendo a estabilidade dinâmica e o controle postural mediante mecanorreceptores articulares e musculares.    

Aplicões dos exercícios

Em primeiro lugar formaremos duplas e ao comando do professor iniciaremos a atividade.

Primeiro exercício realizaremos a flexão de ombros com o aluno deitado em decúbito dorsal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno extender os ombros o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.

Segundo exercício será a extenção de cotovelos ´´tríceps francês`` unilateral com o aluno sentado, o professor realizará o alongamento e quando o aluno extender o cotovelo o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.

Terceiro exercício será adução de ombros bilateral com o aluno deitado em decúbito dorsal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno aduzir os ombros o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.

Quarto exercício será a flexão do quadril unilateral com o aluno deitado em decúbito dorsal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno extender o quadril o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.

Quinto exercício será a abdução de quadril bilateral com o aluno deitado em decúbito dorsal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno aduzir o quadril o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.

Sexto exercício será a flexão de joelhos unilateral com o aluno deitado em decúbito frontal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno extender o joelho o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com