TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Festival de Educação Física/Futsal

Por:   •  28/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

Justificativa        1

Plano de ação        2

Expectativa de Aprendizagem        4

Competências e Habilidades        5

Recursos Físicos e Materiais        6

Cronograma        7

Café da Manhã        7

Palestra        7

Atividade Física 1        8

Hidratação        9

Atividade Física 2        9

Encerramento        9

Demonstração das Atividades        10

        Atividade 1        10

        Atividade 2        11

Retorno a Curto e Longo Prazo        12

Referências Bibliográficas        13

Justificativa

Nós educadores temos a responsabilidade de viabilizar condições a qual a criança possa construir suas próprias experiências e situações de aprendizagem. A criança em relação com o mundo que o cerca e as pessoas próximas, para que tenham suas próprias formações de conhecimentos, sua própria cultura criada.

É com essa finalidade que será realizado o projeto, que conta com a promoção de qualidade de vida, além do envolvimento e um bom relacionamento entre pai e filho (alunos) no ambiente escolar e também nos lares. Através da prática de atividades físicas e lúdicas: Brincadeiras, gincanas, competições entre equipes. Também serão aplicados a pais e alunos, dicas a respeito de uma boa alimentação e sua importância, além da relação saúde com o bem estar físico e psicológico.

                                                                                                                                       

Plano de ação

O projeto tem o intuito de promover a qualidade de vida, além do envolvimento e um bom relacionamento dos pais com seus filhos (alunos) no ambiente escolar e extensivo aos lares, através de atividades físicas, brincadeiras, gincanas, como também a orientação aos pais sobre uma boa alimentação aos filhos e por que não a si próprio. Com isto, problemas futuros serão evitados com relação a saúde e bem estar físico e psicológico.

O projeto visa proporcionar momentos de lazer, de recreação entre alunos, pais e comunidade escolar. Para os pais que já freqüentaram a escola acabam por lembrar-se das aulas que tinham de Educação Física e experiências boas que viveram em seu tempo de escola. Quanto aos alunos o projeto possibilita desde cedo terem a oportunidade de desenvolverem e praticarem atividades físicas e terem uma boa alimentação, além de momentos de lazer, emoções, afeto com os pais.

Podemos afirmar que saúde é mais do que ausência de doenças. Representa qualidade de vida (alimentação, acesso a educação, lazer, bem estar físico e mental). A palavra saúde vem do latim “Salute” que significa preservação da vida. No nosso projeto valorizaremos a vida e a relação dos pais com os filhos.

Muito tem a ser feito em respeito a comportamentos e estilos de vida saudáveis, mas nossa iniciativa com relação à saúde é extremamente importante para a sociedade. Estamos inserindo a promoção da saúde e a prevenção de seus agravos através de ações envolvendo a escola e a comunidade. A promoção da saúde tem o objetivo de formar adultos saudáveis capazes de realizar o total uso de suas habilidades. Nosso projeto é muito importante nos incentivos de estilos de vidas saudáveis.

Iremos realizar o projeto em escolas. Será nosso espaço para realização das atividades, que serão aos fins de semana, mas exatamente aos sábados, na parte da manhã. O início está previsto para as 08 horas, onde será ministrado por profissionais da Educação Física e Nutricionistas (estagiário também), uma espécie de um “bate papo”, visando mostrar os benefícios de uma vida mais saudável, desde a postura, alimentação como também a prática regular de atividades físicas. Além das atividades propriamente ditas.

Apresentaremos alguns problemas que uma má alimentação e a falta de atividades físicas podem causar em nossas vidas.

Expectativa de Aprendizagem

Espera-se que os alunos possam de forma lúdica desenvolver aprendizado a partir de brincadeiras, aprimorando suas capacidades físicas e habilidades motoras, além de proporcionar momentos de participação dos pais no ambiente escolar.  

Fazer com que os participantes possam demonstrar cooperação e companheirismo entre si, além de assimilarem a real necessidade das práticas, agilidade, coordenação e confiança ao executarem as atividades.

Almejamos também a compreensão dos pais quanto a mudanças de determinados hábitos, principalmente alimentares e que possa levar para dentro de casa trabalhando isso na prática. Que todos aprendam a cuidar da saúde, o principal patrimônio que temos.

Competências e Habilidades

  • Apontar a importância da prática da atividade física regularmente;
  • Identificar a influência positiva de uma boa alimentação para o dia-a-dia;
  • Enfatizar o trabalho em equipe, a solidariedade, o companheirismo e a correlação entre os pais envolvidos no projeto;

Recursos Físicos e Materiais

A quadra será o principal recurso físico do projeto. Quanto a recursos materiais usaremos para o circuito: sacos, colchonetes ou tatames, cordas, cones e bambolês.

Para a "Corrida de 3 Pernas" serão usadas tiras de tecido para amarrar as pernas dos participantes um dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com