TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Esquematico

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  1.405 Visualizações

Página 1 de 5

REFERÊNCIA

SOUSA, FC; SOUZA JR, Marcílio. O Currículo e a educação física em Pernambuco. Revista Pensar a Prática V.16 Jan/Mar 2013.

RESUMO POR TÓPICO

  • Apresentação

Devido a uma dificuldade na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, surgiu a intensão de investigar o currículo da Educação Física para reconhecer as propostas curriculares no cotidiano escolar, nas redes públicas que lecionaram, as estruturação do conhecimento com conteúdos não eram organizados e sistematizados nas aulas. Através de perguntas, apresentaram dados de uma pesquisa relacionada à construção das Orientações Teórico-Metodológicas de Educação Física (OTMS), elas estão sendo implantadas na gestão 2011-2014 e são um documento institucional produzido na gestão 2007-2010 do Governo Estadual de Pernambuco.

  • O percurso da pesquisa

Utilizando a literatura específica das áreas de Educação e Educação Física e bases de dados da internet para ajuda teórica das categorias e objeto de investigação, e no campo empírico surgiu a metodologia de uma pesquisa qualitativa. Fizeram um entrevista semiestruturada com onze participantes para coletar dados empíricos.

Eles apresentam formações diversas e desempenham funções diferentes na construção curricular. Para análise dos dados coletados, segundo Bardin (2011) se constitui numa ação de desmembramento do texto analisado em categorias, a analítica e empírica. As categorias analíticas trazem uma apreensão do objeto estudado de forma mais ampla, geral, sendo base para reflexão teórica do objeto e dados. As categorias empíricas têm uma relação com o objeto, mais operacional, pois advêm dos dados empíricos do campo.

  • Currículo e seus entendimentos

O conceito de currículo não se expressa apenas diante de uma abstração teórica e sim na concretude de sua realização, envolve também toda organização do espaço escolar, o conhecimento a ser aprendido, a metodologia de ensino, o tempo pedagógico, a seleção desse conhecimento e tipo de cidadão que se pretende formar. As questões se configuram através da busca do poder, da manutenção do status quo, da busca pela hegemonia de interesses ou da transformação do vigente e da construção de resistências. Günter (2006) apresenta uma classificação para currículo dividindo-o em currículo como produto, como prática e como práxis. Como produto tem um enfoque técnico, de caráter prescritivo, tomando o professor como centro das ações a partir de programas padronizados voltados para o aluno enquanto produto dessa ação. Como prática está orientado pelo processo, a situação vivida é permeada de interpretação, de sentidos e significados. Como práxis tem um caráter emancipador tendo a negociação e a problematização como fatores imprescindíveis. O currículo é entendido como uma seleção cultural transportada para a escola de forma didática, organizada e estruturada, penas um documento escrito. Pois não é somente isso, é também um arcabouço que legitima e dá vida ao papel da escola.

Para Ventura (2001), o professor precisa participar efetivamente na dinâmica curricular. Para Moreira e Silva (2008), o currículo é um elemento cultural e social.

  • O(s) documento(s) curricular(es): a educação física em Pernambuco

O atual documento curricular para o ensino da Educação Física na Rede Pública Estadual (PERNAMBUCO, 2010) afirma ter sido fruto de um processo histórico de produções acumuladas no cenário das políticas educacionais estadual. A origem se dá com o documento “Contribuição ao debate do currículo em Educação Física: uma proposta para a escola pública” (1989), apresentando-se, no formato de um livreto. Depois surgiu como livreto, apresentando-se como uma contribuição de um grupo de assessores à escola e ao professor. Logo após é elaborado o documento em forma de brochura, fruto de um processo de trabalho com 2500 professores da Rede de Educação. Na Educação Física os exemplos foram em torno do tema ginástica, abordando os conteúdos necessários para a escolarização, desde os movimentos básicos, passando pelos fundamentos da modalidade, até a sua dimensão desportiva. O atual documento curricular, Orientações Teórico-Metodológico (OTMS), foi publicado em formato digital em 2010, mas não era para todas as disciplinas.

Segundo Lorenzini et. al. (2010), foram feitos seminários e encontros sistematizados com professores para obter suas sugestões e opiniões.

  • As entrevistas: analisando seus meandros

Nas entrevistas encontraram um passagem de uma perspectiva prescritiva documental à uma interativa práxica. Veio à tona o conceito de currículo prescrito como aquela proposta curricular que é feita sem a intervenção dos profissionais que vão efetivá-la na prática pedagógica.

Algumas propostas eram entregues aos professores para repassarem aqueles conteúdos e objetivos oriundos do currículo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com