TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica Geral

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA SOBRE O TEXTO: “O UNIVERSO DA GINÁSTICA”

 Este trabalho focaliza a Ginástica, um conteúdo fundamental da Educação Física, com o objetivo de ampliar a compreensão desta manifestação da cultura corporal, que embasa toda atividade desportiva praticada pelo homem contemporâneo. Iniciando por uma retrospectiva histórica da Ginástica, analisa as características, os objetivos e o papel dos exercícios físicos através dos tempos. Na busca de um conceito para esta modalidade, defronta-se com a enorme abrangência da Ginástica no cenário da atividade física e ao invés de estabelecer um conceito único, que certamente restringiria o entendimento deste imenso universo. Apresenta uma classificação de acordo com seus campos de atuação: Ginásticas de Condicionamento Físico, Ginásticas de Competição, Ginásticas Fisioterápicas, Ginásticas de Conscientização Corporal e Ginásticas de Demonstração. A fim de definir os domínios e conteúdos da Ginástica.

A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. A Ginástica entendida por Ramos como a prática do exercício físico “vem da Pré-história, afirma-se na Antigüidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”.

No homem pré-histórico a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico era transmitido de gerações em gerações e fazia parte dos jogos e rituais e festas. Na Grécia nasceu o ideal da beleza humana, o qual pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta. O fato de ser a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos, disputados 293 vezes durante quase 12 séculos demonstra a importância da atividade física nesta época.

Já em Roma, o exercício físico tinha como objetivo principal a preparação militar e num segundo plano a prática de atividades desportivas como as corridas de carros e os combates de gladiadores.

O exercício físico na idade moderna após ter sido estudado por vários estudiosos entre eles vários pedagogos contribuíram para uma evolução do conhecimento da educação física.

Segundo Langlade e Langlade, os exercícios físicos comuns nas épocas eram os jogos populares, as danças folclóricas, regionais e o atletismo, segundo estes autores a origem da atual ginastica deu origem no século XIX , com o surgimento de quatro grandes escolas, inglesa, alemã, sueca e francesa. A primeira mais relacionada aos jogos, atividades atléticas e aos esportes, as demais foram responsáveis pelos primeiros métodos ginásticos na Europa, são eles: o movimento do oeste da frança, do centro oeste da Alemanha, Áustria e suíça e o movimento do norte.

 As atividades ginásticas eram utilizadas como referencia a todas as atividades que variavam desde atividades necessárias a sobrevivência, aos jogos, ao atletismo, as lutas as preparações de soldados. De acordo com Soares a partir desta época a ginastica passou a desempenhar importantes funções na sociedade industrial, capaz de corrigir lesões posturais adquiridos no trabalho, demonstrando vinculo com a medicina e conquistando espaço na sociedade.

EM BUSCA DE UM CONCEITO DE GINÁSTICA

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra ginástica vem do Grego e significa: “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortifica-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados-, para este fim, realizados no solo com auxilio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos e etc.”. Já a enciclopédia britânica define como: “Um sistema de exercícios físicos, seja praticado para desenvolvimento físico ou por esporte”. 

Como o campo da ginástica é muito abrangente, não podemos nos basear apenas em uma forma de conceito, pois desta forma perderíamos um pouco do sentido desta tão importante matéria da educação física. Com o intuito de melhorar o entendimento sobre o que é a ginástica, foram organizados cinco grandes grupos e seus campos de atuações.

OS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA GINÁSTICA

  • Ginásticas de Condicionamento Físico: Envolve todas as modalidades que te por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física de uma pessoa normal ou de um atleta.
  • Ginásticas de Competição: Engloba todas as modalidades competitivas da ginástica.
  • Ginásticas Fisioterápicas: Utiliza o exercício na prevenção ou no tratamento de doenças.
  • Ginásticas de Conscientização Corporal: Reúnem as novas propostas de abordagem, técnicas alternativas ou ginásticas suaves, e que foram introduzidas no Brasil na década de 70. Estes trabalhos tiveram origem na busca de soluções para problemas físicos e posturais.
  • Ginásticas de Demonstração: Tem como principal representante deste grupo, a Ginástica Geral, onde sua característica é a não competitividade, tendo como função a interação social entre os participantes.

[pic 1]

O CONTEÚDO DA GINÁSTICA

Os movimentos naturais do ser humano, quando analisados e transformados, visando o aprimoramento do desempenho do movimento, entendida aqui de acordo com vários objetivos como: economia de energia, melhoria do resultado, prevenção de lesões, beleza do movimento entre outros, passam a ser considerados como movimentos construídos (exercícios) ou habilidades culturalmente determinadas. Por exemplo, um movimento próprio do homem como saltar, foi melhorado e desenvolvido para alcançar objetivos de cada um dos esportes onde ele aparece: Salto em altura, em distância e triplo no atletismo, bandeja e enterrada no basquetebol, salto sobre cavalo na ginástica artística, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (309.4 Kb)   docx (171.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com