TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica Geral

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

TATIANE SOUZA DE MELO– 1173971

Educação Física Bacharelado

ATIVIDADE DO CICLO I – GINÁSTICA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Tutora a Distância: Profº Mauro Felicio Barbosa Mulati

Centro Universitário Claretiano

                                                                

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2015

A GINÁSTICA GERAL INSERIDA NA SOCIEDADE

A ginástica geral é uma atividade física que pode assumir caráter competitivo ou não, ela exige força, coordenação motora e flexibilidade de quem a prática a fim de causar um aperfeiçoamento físico e moral.

A ginástica geral possui cinco campos de atuação, sendo estes de condicionamento físico, competitivos, terapêuticos ou corretivas, de demonstração e de conscientização corporal.

Por ser uma atividade física que traz grandes benefícios a manutenção física e da saúde, a mesma deveria ser de fácil acesso a toda a população, o que na realidade não acontece. São poucos os lugares que oferecem aulas de ginástica geral.

No Brasil, a ginástica geral chegou juntamente com a imigração alemã em 1827, sua prática foi muito desenvolvida até ser incluída nas escolas, nas escolas militares e também na formação de professores. Por possuir um caráter muito rígido, o modelo alemão não perdurou muito e logo foi substituída pelo modelo sueco que visava uma reestruturação familiar de seus hábitos e valores.

Com a chegada do método francês, que tinha por objetivo um desenvolvimento do corpo de maneira harmoniosa assim como o funcionamento, melhoria e conservação dos órgãos, o método sueco pede força e por fim o francês é adotado no território brasileiro.

A partir da década de 40 inicia-se um processo de esportivização da educação física e a ginástica geral perdeu sua força para os outros esportes e foi pouco praticada dentro das escolas.

Temos atualmente várias modalidades gímnicas atuando em clubes e academias, mas pouco se vê da ginástica geral. É necessário inicialmente ter uma capacitação de profissionais para lecionar aulas de ginástica geral em diversos ambientes, de forma a saber lidar com os diferentes públicos, de idades e condicionamento físico diferentes.

É possível inserir a ginástica geral em diversos ambientes, no entanto, é necessário ter coerência no método de ensino em relação ao público a ensinar. Para um ambiente hospitalar cabe movimentos mais suaves com fins terapêuticos e de correção. Em condomínios e parques pode-se explorar uma ginástica geral voltada ao condicionamento físico e de conscientização corporal. Em clubes e academias pode-se desenvolver o caráter competitivo da ginástica geral assim como o condicionamento físico. Vale lembrar que isso não é uma regra e que as diferentes modalidades de ginástica geral podem permutar nos possíveis locais de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com