TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa 03 - Envio de Arquivo

Valor: 6,0 pontos

Para reflexão e consolidação da matéria estudada responda as questões referentes aos três primeiros módulos:

1) Tendo como base a definição de deficiência da “Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência” faça um comentário da seguinte frase:

“Pessoa com deficiência é compreendida quando analisamos a dinâmica das relações interpessoais, observando as ações ambientais, atuação e função do deficiente e o significado destas para o próprio indivíduo”.

-

2) O que é política pública de Acessibilidade? Qual a importância desta política para a prática de atividade física? A quem atende a acessibilidade?

Políticas Públicas de Acessibilidade são Políticas Públicas direcionadas às pessoas com algum tipo de deficiência. As políticas são importantes pois é através de tais políticas que surgem projetos como o esporte para todos (EPT). A todos com algum tipo de deficiência e pessoas com baixa renda.

3) Diferencie inclusão escolar e integração na escola:

A diferença entre inclusão e integração é: na inclusão, é a escola que tem de estar preparada para acolher todos os alunos, na integração é o aluno que tem de se adaptar às exigências da escola.

4) Faça um comentário a respeito da seguinte frase:

Situações sociais negativas causam maiores danos à pessoa com deficiência do que a própria necessidade especial.

Na maioria das vezes as situações sociais negativas são mais cruéis do que a própria deficiência em si, A exclusão social causa mais constrangimento do que uma deficiência.

5) Quando o esporte para pessoas com deficiência foi criado? Qual era o propósito da criação dos esportes adaptados?

O esporte adaptado surgiu no início do século XX, de forma muito tímida. Na primeira década do século, iniciaram-se as atividades competitivas para jovens portadores de deficiências auditivas, especialmente em modalidades coletivas. Por volta de 1920, tiveram início as atividades para jovens portadores de deficiência visual, especialmente a natação e o atletismo. Para pessoas portadoras de deficiências físicas, o início do esporte oficialmente se deu ao final da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados voltaram para os seus países de origem com vários tipos de mutilações e outras deficiências físicas. As primeiras modalidades tiveram origem na Inglaterra e nos Estados Unidos. Na Inglaterra, por iniciativa do médico Ludwig Guttmann, indivíduos com lesão medular ou amputações de membros inferiores começaram a praticar jogos esportivos em um hospital em Stoke Mandeville. Nos Estados Unidos, por iniciativa da PVA (Paralyzed Veterans of América), surgiram as primeiras equipes de basquetebol em cadeira de rodas e as primeiras competições de atletismo e natação. Tudo isto ocorreu entre 1944 e 1952. A partir daí, o esporte para portadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com