TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Ofensivo E Defensivo Handebol

Exames: Sistema Ofensivo E Defensivo Handebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  31.661 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DEFENSIVO

No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário.

Vejamos alguns sistemas defensivos

O Sistema Defensivo 6x0 O Sistema 6x0, significa seis na linha de defesa, ou seja, o goleiro vai para barreira junto com o time. Sistema defensivo 5x1 O Sistema 5x1, consiste em cinco jogadores na primeira linha de defesa, e um na segunda linha, chamado de Pivô, responsável por tentar interceptar passes ou adiantar qualquer investida contra seu time. Sistema defensivo 3x2x1 Se encontram três jogadores na primeira linha, dois na segunda e um na terceira linha, bastante adiantado. A Vantagem é que facilita e agiliza a ligação para contra-ataque. Sistema defensivo 5+1 São cinco jogadores na primeira linha e um fazendo marcação individual, geralmente no jogador que mais se destaca no ataque adversário.

Sistema defensivo 4x2 São quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo marcação individual.

Tipos de Defesa: Individual: pode ser em toda a quadra, meia quadra ou próxima aos nove metros. Zona: Cada jogador defende em um determinado espaço. Mista (combinado): é a fusão da defesa individual com a defesa mista. Respeitando-se uma disposição gráfica e linear, observe:

SISTEMA OFENSIVO Atacando com 1 pivô A maneira mais comum de se ver uma equipe jogar é representada no esquema acima. O

sistema defensivo mais utilizado pelas equipas adversárias é o 6x0. Neste tipo de esquema o melhor posicionamento para o ataque é o representado na figura acima, onde 5 jogadores formam uma linha de passe em frente a linha de defesa. Os jogadores 1, 2, 3 ficam a passar a bola de um lado para o outro enquanto o pivô (4) tenta abrir um espaço (com muito cuidado para não cometer falta de ataque) para que os armadores ou o central penetre na defesa e arremesse cara-a-cara com o goleiro. O pivô deve manter também um posicionamento de modo que possa receber a bola, girar e arremessar. Neste sistema deve-se também haver um grande entrosamento entre o ponta (1) e o armador (2), pois as melhores oportunidades de gols podem surgir de jogadas realizadas pelos dois atletas, tendo que se preocupar com os dois a defesa fica mais vulnerável no meio. O sistema 6x0 dificulta a penetração na defesa por isso arremessos de fora (sem penetrar na defesa) são comuns nesse tipo de jogada, aconselha-se então armadores altos com o arremesso fortes. O central deve ser um jogador habilidoso e criativo.

Atacando com 2 pivôs Atacar com dois pivôs é arriscado, por isso recomendamos essa tática apenas para equipas um bom nível de conhecimento no handebol e esses esquemas devem ser utilizados apenas em ocasiões especiais, geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com