TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  1.556 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento de aula: Educação Física

Ano: 6ª e 7ª série do ensino fundamental II

Tema: Handebol

Objetivo: Tem como objetivo a iniciação ou o segmento do aprendizado do handebol. Visa desenvolver algumas qualidades físicas (motoras) e cognitivas nos jovens, permitindo que conheçam seu corpo, sociabilizem-se, vivenciem sua livre expressão e seus limites, relacionem seu corpo com as atividades propostas junto com as regras do jogo, sem perder de vista a fundamentação técnica e tática da modalidade em questão.

Conteúdo: Serão ministradas 8 aulas para os alunos com a intensão de alcançar o objetivo proposto, o desporto (handebol). As aulas serão realizadas com a utilização das três dimensões: conceitual (as explicações e as regras do jogo), procedimental (o desenvolvimento pratico da atividade) e atitudinal (como o aluno se    comportou e aprendeu com a aula).

Procedimentos Metodológicos:

Primeira Aula

Atividades:

.Cada aluno com uma bola correndo livremente pela quadra.

.Cada aluno com uma bola correndo pela quadra, ao sinal do professor, lançaram a bola para cima, agachara tocando no solo com as duas mãos e tornara a pegar a bola.

.Idem ao anterior, só que ao invés de agachar, realizaram um giro completo e pegaram a bola.

Barra bandeira: a turma será dividida em duas grandes equipes A e B. O espaço será delimitado por uma linha divisória no meio e duas  zonas onde ficarão as bandeiras, que podem ser bolas, camisetas, etc. Os jogadores de A tentarão entrar no campo de B sem ser tocados por seus adversários, se isso acontecer, o mesmo aluno volta ao campo para uma nova tentativa, marcara 1 ponto a equipe que trouxer a bandeira para seu campo sem que seu jogador seja tocado pelos adversários. Vencera o jogo a equipe que marcar mais pontos.

*Sera vivenciado a adaptação a bola, passe/recepção e grande jogo pré-desportivo.

Segunda aula

Atividades:

.Explicação e realização do aquecimento das grandes articulações.

.Todos correndo de costas, e ao sinal do professor, todos correndo de frente, no outro sinal corre de costas novamente.

.Idem ao anterior, só que, ao sinal do professor, realiza um giro completo.

.Um ao lado do outro na linha lateral da quadra, todos agachados e realizarão rolamentos para frente. Idem ao anterior, só que, de costas para quadra, realizaram rolamentos para trás.

.Jogo dos 10 passes: a turma será dividida em dois grupos, que serão subdivididos em quatro novos grupos (A,B,C e D) e jogarão em cada meia quadra, o objetivo do jogo e passar a bola, deslocando-se pelo espaço delimitado, a equipe que realizar 10 passes sem ser interceptada, marcara 1 ponto, se nesse meio tempo a equipe adversaria conquistar a posse da bola, essa passara a contar o numero (10) de passes.

*Sera vivenciado o aquecimento, atividades de coordenação, rolamentos e grande jogo recreativo.

Terceira Aula

Atividades:

.Duplas com uma bola, no comprimento da quadra realizando passe de ombro, indo e vindo em toda a quadra, um de frente para o outro. Idem ao anterior, só que usando o passe quicado.

.2 x 1 livre por toda a quadra, doidinho ou bobinho..., o bobo quando tocar na bola troca de função.

.Passe em duplas, usar o passe de ombro e depois o passe lateral, de um lado para o outro da quadra.

.Idem ao anterior, só que quem chegar com a bola perto da área do goleiro, arremessara da maneira que desejar.

.Mini-handebol: a turma será divididas em grupos de 6 alunos e jogaremos com 1 goleiro e 5 jogadores de linha em quadras em tamanhos reduzidos.

*Sera vivenciado o passe de ombro, passe quicado, pequeno jogo, iniciação ao arremesso, mini-handebol e regras

Quarta Aula

Atividades:

.Duplas um de frente para o outro, em cima das linhas laterais da quadra, ao sinal do professor, os dois alunos correrão ate o cone que esta entre eles, realizarão uma finta de cintura para o lado direito saindo para o lado esquerdo, na volta fintarão para o lado esquerdo saindo para o lado direito, lembrar para realizar as fintas uma vez para cada lado.

.Uma coluna de alunos no meio da quadra, cada um com uma bola, o primeiro aluno correra, passara a bola ao professor que devolvera ao aluno, o mesmo realizara uma finta de cintura e arremessara em suspensão ou com salto ou ainda com apoio. Obs.: podemos mudar a estratégia, colocando mais colunas e outros alunos passando a bola.

.A turma se dividira em grupos de 5 alunos e jogaremos 5 x 5 na quadra do mini-handebol, dividiremos o tempo dos jogos para que todos participem. No mini-handebol, as regras, o tamanho das balizas, o campo de jogo... tudo será adaptado.

*Sera vivenciado a finta de cintura, passe/recepção, arremessos, mini-handebol e regras.

        

Quinta Aula

Atividades:

.Duplas com 1 bola, um de frente para o outro, realizarão passes de ombro em todo o comprimento da quadra.

.Idem ao anterior, só que no trabalho de passe, utilizarão o passe quicado.

.Duplas, um de frente para o outro, utilizarão os três passos e realizarão o passe com salto durante um certo tempo.

.Duplas, um ao lado do outro com uma bola, em um lado da quadra, realizarão passes de ombro ou quicado e quem chegar com a bola na linha de 9 metros do outro lado da quadra executara os três passos e o arremesso com salto.

.A turma será dividida em grupos de 5 alunos e jogaremos o 5 x 5, mini-handebol. Dividiremos o tempo das partidas para que todos joguem.

*Sera vivenciado o passe de ombro, quicado, com salto, arremessos, mini-handebol e regras.

Sexta Aula

Atividades:

.Grupos de 3 com 1 bola no final da quadra, irão realizar passes de ombro e com salto de um lado para o outro da quadra. IMPORTANTE: Toda vez que realizarem o percurso, os alunos trocarão as posições.

.Duas colunas no meio da quadra com bola, o primeiro aluno de uma coluna passara ao professor, correra, recebera de volta, realizara uma finta de ameaça ao gol (ameaça de arremesso) dribla, executara um arremesso com salto concluindo a atividade. Em seguida, o primeiro aluno da outra coluna realizara os mesmos movimentos e assim sucessivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com