TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hereditariedade – A carga genética herdada dos pais biológicos

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

Hereditariedade – A carga genética herdada dos pais biológicos da criança estabelece o seu potencial de desenvolvimento. Entretanto, essas potencialidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os estímulos advindos do meio ambiente. Por exemplo, existem algumas pesquisas que mostram os aspectos genéticos da inteligência. Porém, a inteligência pode ou não se desenvolver, além do seu potencial, ou seja, vai depender também das condições do meio que se encontra. Crescimento orgânico – Aplica-se ao aspecto físico. À medida que a criança vai se desenvolvendo fisicamente, como o aumento da altura e estabilização do esqueleto, é consentido que ela veja o mundo de uma forma que antes não era possível. Outro fator importante de ser levado em consideração é a variável biológica, por exemplo, falta de oxigênio durante o processo de nascimento e desnutrição. Maturação Neurofisiológica - É o que torna possível determinados padrões de comportamento. Por exemplo, a alfabetização da criança, depende desta maturação. O aluno para ser, adequadamente alfabetizado deve ter condições de segurar e mover um lápis com habilidade para escrever ou rabiscar, para tanto, é necessário um desenvolvimento neurológico que uma criança de dois anos ainda não possui. Meio Ambiente - Conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo (Ambiente sociopsicológico imediato e cultural no qual a criança se desenvolve). A Aprendizagem passada para a criança, como: Uma criança muito estimulada para a fala pode ter um vocabulário excelente aos três anos e não subir escadas bem porque não vivenciou isso, ou seja, não foi estimulada para esse tipo de ação.

Em relação à saúde as atividades de aptidão física trazem vários benefícios em relação à melhoria da qualidade de vida e ao baixo risco de doenças, crianças com hábeis e que estão em forma esforçam-se para manter padrões relacionados à saúde que sejam ótimos para o seu desenvolvimento. Crianças hábeis e que estão em forma esforçam-se para atingir e manter padrões de aptidão relacionada à performance e apropriados a seu nível individual de desenvolvimento. A força dos braços e pernas de crianças se desenvolve com atividades de correr, pedalar, levantar e carregar objetos grandes. A resistência muscular é semelhante à força muscular, meninos e meninas executando flexões ou abdominais fazem atividades de resistência muscular. A melhoria da resistência muscular se da através da frequência, duração e intensidade, correr, pedalar e nadar deve fazer parte da vida diária da criança. Crianças devem praticar exercícios que melhorem sua flexibilidade, exercícios de flexão, torções, giros e alongamentos recorrem à elasticidade natural do corpo, contribuindo para sua flexibilidade. Crianças que demonstram habilidades em diversas atividades, como andar de bicicleta, nadar, arremessar, pegar e escalar são aquelas apontadas como em boas condições para o desenvolvimento da aptidão relacionada à habilidade. Os componentes relacionados a performance como equilíbrio, coordenação, agilidade, velocidade de movimento e energia para crianças. O aumento da força muscular e resistência muscular estimula o crescimento dos ossos, reduz a suscetibilidade à lesão, melhora o auto-conceito, melhora a aparência física, aumenta a resistência cardiovascular e a capacidade do pulmão, auxilia na redução do estresse e promove relaxamento. Maior flexibilidade nos ligamentos ajuda a prevenir lesões, aumenta a amplitude motora e promove fluidez no movimento. Composição corporal individual mais favorável aumenta a eficiência circulatória, auxilia no controle de peso e reduz a suscetibilidade de algumas doenças. É essencial para as crianças saberem porque a melhoria de aptidão física é pessoalmente importante, precisam saber como fazer para aumentar sua aptidão de maneira segura e saudável, elas devem ser suficientemente motivadas a participar com pequena ou nenhuma estimulação exterior.


Para ajudar no desenvolvimento afetivo das crianças é preciso oferecer a elas encorajamento positivo, ajudando com o estabelecimento de metas realistas e auto-avaliação e utilizando dilemas morais como um meio positivo de aprendizagem. Crianças são aprendizes e estão se autodescobrindo, elas estão intensamente comprometidas com o processo de aprendizagem sobre elas mesmas e estão formando base para seu auto-conceito. Auto- conceito sobre si mesmo traz fatores positivos no desenvolvimento da criança. A criança precisa se sentir aceita em um grupo de pessoas, as idéias dela precisam ser valorizadas, ter respeito e motivação. Ter esse auto-conceito positivo sobre si mesmo traz benefícios para uma criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com