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História da Dança no Brasil .

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  435 Visualizações

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Introdução ....................................................................................... 2 História da Dança no Brasil ............................................................. 3 História das Danças Nacionais Populares ....................................... 4 Ritmo ............................................................................................... 9 A dança e o desenvolvimento da criança. ..................................... 11 A dança na escola ......................................................................... 15 Conclusão ..................................................................................... 19 Referências ................................................................................... 20 Introdução 2 Desde antiguidade ahumanidade utilizava a dança como expressão corporal e também para culto de Deuses da Grécia ,Egito e reis entre outros antes a.c de uma forma de se comunicar encontrando influencia cultural dos países onde são originários o ritmo de cada cultura a dança estabelece todo um gestual de formas ritmos e sincronias .Pensando um pouco na idade média o cristianismo dominava os reinos e seus povos o corpo era considerado como uma parte demoníaca do ser humano pela a igreja havia separação entre corpo / alma mal que persistiu durante séculos nisto a dança e uma arte ligada ao corpo que demorou para ser desenvolver mais do que as outra artes .Posteriormente no início ao fim da idade antiga e possível identificar o desenvolvimento a dança teve seu aperfeiçoamento no período do renascimento a dança teve um enorme avanço passando a um caráter teatral entre outra varia modalidades. Noentanto nos tempos mais atuais o sentido da dança tem como uma forte influência no mundo como a socialização e disseminação que traz variedades entre povos e culturas dentro de varias modalidades ou seja a dança e uma expressão corporal popular que nos traz conforto e bem estar . História da Dança no Brasil 3 A dança esta ligada a Educação física aqui no Brasil desde 1920, formada por agregações dos movimentos de ginastica e suas bases, dando inicio as academias que eram administradas por bailarinas do exterior, após alguns anos começou a formação de professores docentes na área no país, sendo um grande marco a ida de NarunaCorder ao Royal Ballet de Londres. Por sua vez HelenitaPabst em 1940 inclui a dança na formação de educadores físico na antiga Escola Nacional de Educação Física – Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, tonando-se influência para as demais universidades e escolas no país e criando mais tarde a SUD (Sistema Universal de Dança) que tinha como objetivo explorar os elementos artísticos e científicos dos movimentos para criar novos movimentos corporais. Em 1987 o Conselho Federal de Educação reformula o curso de Educação Física fazendo uma adaptação regional dos currículos deste curso em nível superior. Nos dias de hoje a dança tem um espaço privilegiado ,pois além de desenvolver os aspectos cognitivos, afetivo-social desenvolve o aspecto motor transformando ate atividade/modalidade em autonomia corporal, partindo desse pressuposto a PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) classifica a dança como um dos conteúdos de Educação física, pelo fato de promover o desenvolvimento corporal na comunidade escolar podendo trabalhar desde o Ballet clássico ás danças folclóricas. História das Danças Nacionais Populares 4 Afro-brasileira: É uma dança reelaborada com base em pesquisas culturais, tendo uma mistura de vários ritmos entre eles o samba, afoxé, a dança dos orixás, ritmos afro-baianos (samba-reggae, Timbalada, Olodum e ritmos tribais com bases solos) e mais doze elementos vindos da cultura africana encontrada no Brasil. Baião: Dança cantada nordestina, de origem indígena, africana e colonizadores portugueses, sem muitas mudanças sofreram uma alteração no Sul do Brasil, na hora da troca, mas no resto dos pais ainda se preserva. Batucajé: Dança baseada nos movimentos de batuque, conhecida como dança sacra, da região do Piauí e Bahia. Bumba-Meu-Boi: Dança que representa a morte e a ressurreição, numa sátira contra a opressão do colonizador, a exemplo dos congos, cabloquinhos e guerreiros. O Bumba-meu-boi é encontrado em todos os estados brasileiros só que com nomenclaturas diferentes, por exemplo: Boi calemba no Pernambuco, Boi de Reis, e Boi-Bumbá no Pará, Reis do Boi em Cabo Frio, Cavalo-Marinho no Rio grande do Norte, Boi-Mamão em Santa Catarina. Caiapós: Dança dos indígenas encontradas na região litorânea paulista, encontrada também em estados Centro-Oeste e Norte do Brasil. Candomblé: De origem africana, representa uma pratica de exorcismo em que vivos e mortos se confundem. O candomblé tem sobrevivido por meio do imaginário, de que as divindades descem de mundos desconhecidos e tomam passe do corpo de seus filhos para lhe conceder poderes de fazer o bem e o mal. Carimbó: Musica e dança folclórica da ilha de Marajó desde o século XIX. Atualmente é dançado no interior do Pará e em seus arredores, com uma pratica de homenagem a Santo Benedito. Chico: Dança com vários volteios entre casais nos fandangos do interior do Paraná. Chimarrita: Originaria dos Açores e Ilha da Madeira, a dança é famosa nos fandangos gaúchos, paranaenses e paulistas. Ciriri: Dançado em fileiras na maioria dos estados do norte do Brasil, tendo uma variação em círculos somente no interior do Mato Grosso, valoriza a troca dos casais e as diversas escolhas de homens e mulheres com pares que desejem enamorar. Côco: Dança de origem ameríndia (Tupi), sem riqueza rítmica e melódica, também chamada bambelô ou zamba, encontrada na região praiana do Norte e Nordeste, sobretudo em Alagoas. Fandango: Apresenta a oportunidade de praticar varias danças de acordo com a cultura regional. No Rio Grande do Sul é dançada a chimarrita, a chula e a tirana-do-lenço, enquanto em São Paulo é praticadas a tiraninha, a quero - mana e a dão-dão. Frevo: Trata-se de um misto de marcha e polca, com variações de compasso binário e quaternário, tendo se preservado em

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