TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da boxe tailandesa

Tese: História da boxe tailandesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Muay Thai tem vindo a aumentar em popularidade em todo o mundo ultimamente. Alguém que sabe artes marciais sabe uma coisa ou duas sobre Muay tailandês. Esse tipo de arte marcial usa socos, pontapés e até mesmo os cotovelos e joelhos para derrubar seu oponente. Academias de formação oferece que este programa e um monte de pessoas estão se inscrevendo. Muay Thai tem vindo a aumentar em popularidade desde então.

Definição de Muay tailandês. É uma arte marcial que se originou na Tailândia. Eles utilizaram essa técnica para afastar ladrões e também para se defenderem. Esta é uma arte marcial mortal que pode prejudicar o adversário ou até mesmo matá-los. Este tipo de arte marcial não é o mesmo que quaisquer outras artes marciais que você vê na TV. Antes, Muay Thai kickboxing é uma arte letal. Na verdade, porque os lutadores não usam engrenagens ou proteção, há casos onde atletas morreram por causa da dura e rápida de Muay Thai golpes que entregue os seus adversários. No passado, comprimentos de cabos foram usados ao redor do punho do lutador a ser usado como luvas. No entanto, como os anos progrediram, regras foram escritas para fazer Muay Thai um esporte mais seguro que todos possam desfrutar de jogar. E luvas de boxe padrão são agora usadas para cobrir os punhos.

Depois de alguns anos, Muay Thai evoluiu como uma arte marcial, bem como um estilo de luta. Ele atraiu fãs de artes marciais de todo o mundo e agora há numerosas instalações de treinamento localizadas por todo o mundo. Instrutores qualificados aqui oferecem para ensinar o Muay Thai para pessoas interessadas em aprender esta arte marcial.

Ele vem ganhando popularidade no presente e um monte de TV redes capa que Muay Thai corresponde a pelo menos semanalmente.

História

A história de Boxe tailandês caminha lado a lado com a história do povo tailandês a origem de ambos é, portanto, difícil de descobrir.

Quando o exército birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi-se também muito da história do começo do boxe tailandês. O pouco que se sabe vem das escritas dos birmanes, registros de antigas visitas europeias e algumas das crônicas do reino de Lanna Chiangmai.

Existem várias versões sobre a origem do boxe tailandês. A mais aceita pela maioria dos mestres de boxe tailandês e também por vários historiadores tailandeses é a seguinte:

A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de senhores da guerra, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart".

Esse método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do "Chupasart", frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o boxe tailandês era muito parecido com o kung fu chinês — um fato normal levando-se em conta a origem do povo tailandês. O antigo boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.

Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de boxe tailandês. O primeiro grande registro sobre o boxe tailandês como luta e também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinava boxe tailandês e deveria usar o método, como o rei também o fez. Lentamente, o boxe tailandês se mudou para longe de sua raiz, o Chupasart, e técnicas novas da luta foram evoluindo. A mudança na arte foi continuada sob outro rei lutador — Prachao Sua, o Rei Tigre (ou Rei de Tigre). Ele amou o boxe tailandês tanto quanto amava a si mesmo; frequentemente lutava mascarado em locais de competição, e normalmente derrubava os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava em paz. O rei manteve o exército ocupado ordenando o treinamento em Muay Thai. O interesse no esporte já era alto mais desde então o conceito do boxe tailandês havia aumentado consideravelmente. O boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, do exército e do rei. Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovens ou velhos, todos fizeram o treinamento no boxe tailandês em algum momento da vida. Hoje temos o que se pode chamar de boxe tailandês moderno.

As competições de lutas são antigas. Todas as aldeias organizavam seus prêmios e lutas, e tiveram seus campeões. Todos os torneios eram tanto uma competição de apostas como também de orgulho local. A tradição de apostar permaneceu no esporte e hoje são feitas em enormes somas de dinheiro. O boxe tailandês sempre foi popular, mas, como a maioria dos jogos esportivos, houve momentos em que estava mais na moda. No reinado do rei Rama V, muitos lutadores Muay eram lutadores da guarda real. Esses pugilistas foram recompensados com títulos do exército pelo rei. Hoje os títulos, como Muen Muay Mee Chue de Chaiya ou Muen Muay Man Mudh de Lopburi são virtualmente intraduzíveis. Eles querem dizer algo comparável a "especialização na arte de bater". Na época eles foram admirados e respeitados por esses títulos. O período de Rama V foi outra idade dourada do boxe tailandês. Lutas nos acampamentos eram constantes e valorizadas, e o Comando Real recrutou os pugilistas mais talentosos para fazerem parte da guarda do rei. Os promotores das lutas começaram a fazer as grandes lutas que distribuíam grandes prêmios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com