TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da ginástica geral

Seminário: História da ginástica geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Seminário  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 8

História da Ginástica Geral

A ginástica é um desporto que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Ela se desenvolveu a partir dos exercícios físicos que eram feitos pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar num cavalo, e semelhantes à executadas num circo. Naquela época, os ginastas praticavam o esporte nu (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. O esporte só voltou a ser retomado com ênfase no final do século XVIII na Europa com a Escola Alemã, de movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que introduziu aparelhos na prática do esporte.

A ginástica moderna, regimentada pela Fédération Internacionale de Gymnastique.

Além disso, há a ginástica geral ou ginástica localizada, que nada mais é do que série de exercícios com número elevado de repetições para grupos musculares distintos, com o fim de molda-los ou defini-los anatomicamente falando. A ginástica geral é uma das modalidades ou atividades mais requisitadas nas academias, em especial para atendimento de grupo adultos, que querem melhorar o tônus muscular nas regiões abdominais, parte posterior de membros superiores e também coxa e glúteos.

Ginástica Aeróbica, Ginástica Localizada ou simplesmente Ginástica consiste basicamente em sessões estruturadas de séries de exercícios com número elevado de repetições para grupos musculares distintos, com a finalidade de aprimorar: o tônus muscular, as capacidades aeróbia, anaeróbia, flexibilidade ou o condicionamento físico como um todo..

O termo “ginástica” origina-se do grego gymnádzein, que significa treinar e, em sentido literal, "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios.

05

Musculação

O treinamento de força, conhecido popularmente como musculação é uma forma de exercício contra resistência, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Utiliza a força da gravidade (através de barras, halteres, pilhas de peso ou o peso do próprio corpo) e a resistência gerada por equipamentos, elásticos e molas para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força oposta através de contrações musculares que podem ser concêntricas, excêntricas e isométricas.

Esta forma de treinamento físico é utilizada para fins atléticos (através da melhora no desempenho de atletas), estéticos (no desenvolvimento do volume muscular) e de saúde (auxiliando no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, melhora na mobilidade, postura etc.).

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da saúde para qualquer pessoa, pelo fato de ser uma atividade altamente versátil, podendo ser direcionada para os mais variados objetivos, sejam eles emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, prevenir lesões e até tratá-las. Adequando as cargas e as intensidades dos exercícios para cada pessoa, com base na idade, peso, sexo e histórico em atividade física, não há muitas restrições para a prática da musculação.

Veja alguns benefícios que a musculação pode trazer:

• Com a prática regular da musculação, há uma grande melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais saudável e esteticamente bonito.

• Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular, trazendo melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem).

06

• A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço. Os exercícios de musculação nos membros inferiores do nosso corpo ajudam o sangue a retornar ao coração (músculos da perna fortes contraem durante o movimento ajudando a empurrar o fluxo sanguíneo e volta para o coração).

• A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.

07

Jump

O jump é uma ótima opção para quem corre, pois ajuda a aumentar a resistência, ou para aqueles que tiveram algum tipo de lesão e estão no processo de recuperação, devido ao baixo impacto durante os movimentos. Muita gente procura também, pois durante a aula, a capacidade de resistir à fadiga do organismo é bem treinada, o que ajuda na adaptação de qualquer esporte de longa duração.

Uma informação que pouca gente sabe é que o jump melhora a circulação do sistema linfático, então uma aula equivale a uma drenagem linfática.

Os resultados podem ser, inclusive, melhores que as massagens corporais. Em uma sessão comum, por exemplo, não ocorre a contração voluntária dos músculos. Já na aula de jump, os movimentos geram uma grande concentração dos músculos dos membros inferiores, que promovem ao redor dos vasos linfáticos uma compressão maior que a massagem da linfa para a bexiga.

Os principais benefícios do jump são:

• Melhorar o equilíbrio corporal;

• Ativar os músculos estabilizadores (lombar e abdômen);

• Eliminar os ácidos lácticos (que dão sensação de fadiga);

• Desintoxicar os tecidos;

• Alto gasto calórico;

• Diminuir riscos de lesões;

• Prevenir a osteoporose;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com