TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Educalçao física - licenciatura

Denned Batista Gonçalves 

laís sousa camargo

introdução a educação física

Fundamentos da Educação Física Escolar

Confresa

2016

Denned Batista Gonçalves 

laís sousa camargo

introdução a educação física

Fundamentos da Educação Física Escolar

Trabalho de Licenciatura em Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Introdução a Educação Física; Jogos Brinquedos e Brincadeiras; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Ciência Morfofuncionais; Seminário da Pratica – Metodologias do Ensino da Educação Física: Atividade Rítmica, Dança e Ginastica Escolar.

Orientador: Alexandre Schubert, Thiago Camata, Anísio    Calciolari Junior, Suhellen Lee Porto Ribeiro, João Paulo Manfé e Raphael Testa.

Confresa

2016


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENTIIATURA X BARACHREL        4

2.1.1        Disciplina de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado        4

3        Pesquisa Complementar        5

3.1        Gráfico 1 – Participação nas aulas de Educação Física.        5

3.2        Importancia da educação física        6

3.3        Gráfico 2 – Participação nas aulas de Educação Física        6

4        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe pensar, a partir das contribuições dos estudos das teorias da aprendizagem social, os modos de aprendizagem de meninos e meninas, dos (as) jovens, na constituição/construção de masculinidades e feminilidades realizadas em comunidades de prática, ou seja, nos contextos das aulas de Educação Física na escola.

Vários estudos apontam mudanças significativas no que se refere à diversidade de tradições políticas, étnicas, sociais, religiosas e de gênero configurando identidades plurais que se expressam nas distintas esferas sociais. Neste sentido, o multiculturalismo refere-se à compreensão da sociedade formada por identidades plurais, com base na diversidade de classe social, gênero, etnia, raça, padrões culturais e linguísticos, assim como outros marcadores indenitários. A educação física, neste contexto, assume papel privilegiado e transformador na educação escolar, da educação infantil ao ensino médio em que a linguagem corporal se destaca em relação a outros tipos de linguagem, onde as relações estabelecidas através dos jogos, esportes, brincadeiras e outros conteúdos da cultura corporal de movimento permitem perceber o ser humano em sua totalidade sem as imposições determinadas pelas salas de aula.

Nesse sentido, este estudo pretende investigar, através de uma análise bibliográfica, o campo do multiculturalismo e suas contribuições para a educação física escolar, apresentando desafios e algumas possibilidades de intervenção no ensino básico.


DESENVOLVIMENTO

O culto ao corpo e a manutenção da saúde são dois temas muito abordados hoje em dia no Brasil. A Educação Física é a área que estuda atividades ligadas ao aperfeiçoamento, reabilitação e/ou manutenção da saúde do corpo humano.

Ricardo Manetti licenciado em Educação Física e cursando bacharel explica que as restrições impostas para os licenciados são feitas pelo CONFEF – Conselho Federal de Educação Física. Segundo o MEC – Ministério da Educação, o licenciado pode atuar em todas as áreas da Educação Física.

EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENTIIATURA X BARACHREL

Licenciatura e bacharelado em Educação Física são diferenciados pelas áreas de atuação. O licenciado poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Para isso o aluno da licenciatura deve se situar durante a graduação como funcionam as práticas escolares. Com duração de três anos e a carga horária de 2.800 horas de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002.

Disciplina de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado

Disciplinas que só existem na Licenciatura

Disciplinas que só existem no Bacharelado

Práticas Pedagógicas I; Política Publica e Educacionais; Avaliação Educacional.

Eletiva

Práticas Pedagógicas II; Didática.

Biomecânica.

Praticas Pedagógicas III.

Epidemiologia.

Estagio I; Praticas Pedagógicas IV.

Exercícios Contra Resistência.

Estagio II; Seminário de Pesquisa.

Práticas Corporais Emergentes; Medidas de Avaliação EF; Atividades Físicas e Promoção da Saúde.

EF Para Grupos Especiais; TCC; Estágios.


pesquisa complementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com