TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isótopos

Resenha: Isótopos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

os isótopos 27Al e 26Al, sendo o primeiro o mais abundante e o segundo o mais estável2.

O alumínio é uma das espécies mais reactivas que se conhece. A temperaturas elevadas, cerca dos 180ºC, reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogénio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Ele pode também complexar com espécies ricas em electrões, como o flúor e o cloro. O seu carácter anfotérico permite-lhe reagir com ácidos inorgânicos e bases fortes3.

Outra característica importante deste metal é a sua excelente resistência à corrosão. Quando exposto ao oxigénio, à água e a outros oxidantes, forma-se rapidamente à sua superfície uma película contínua, fina, resistente e protectora, de óxido de alumínio (alumina), conferindo-lhe alta resistência à corrosão. Esta película é dissolvida por soluções alcalinas e por alguns ácidos, como o ácido sulfúrico3.

Muitas das suas aplicações são baseadas nas suas propriedades, como: a alta condutividade eléctrica e térmica, a baixa densidade, a boa reflectividade, a grande resistência à corrosão, a maleabilidade e a ductilidade3. Além disso, o alumínio é 100% reciclável, permitindo uma enorme economia de energia4. Pode, no entanto, levar à ignição e causar explosões, quando misturado com halogénios, dissulfido de carbono e cloreto de metilo5.

Puro, este metal tem uma resistência mecânica limitada, o que criou a necessidade de formação de amálgamas com outros metais, como o cobre, o magnésio, silício, manganês, entre outros. Estas amálgamas são leves e mais resistentes, sendo muito usadas na produção de uma variedade de moldes em muitas indústrias3,6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com