TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 6

JOGOS , BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Trabalho de produção textual-individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Introdução À Educação Física, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras , Crescimento e Desenvolvimento Humano, Ciências Morfofuncionais, Seminário da Prática:Fundamentos da Educação Física Escolar.

Orientadores: Professores: Anisio Calciolari Junior, Suhellen Lee Porto Orsoli Silva, Alexandre Schubert Caldeira, Marcelo Yugi Doi, Tutor eletrônico: Terezinha Elizabet Ribeiro da Luz, Tutor de sala; Edson Pereira de Andrade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................2

3 CONCLUSÃO ..................................................................................4

4 REFERÊNCIAS.................................................................................5

INTRODUÇÃO

Tema: Jogos e brincadeiras / corrida com sacos.

Público alvo e faixa etária: crianças e adolescentes de todas as idades a partir dos 8 anos.

Material utilizado: giz, apito ou fita adesiva, sacos de plástico ou de pano.

Duração da aula: 40 minutos.

Objetivos: agilidade e rapidez, desenvolvimento coletivo, interação entre alunos, coordenação motora, diversão.

Atividade 1 : O professor se apresentará aos alunos e explicará as regras sobre a aula a ser ministrada e como deve ser o comportamento dos mesmos em relação a brincadeira.

Atividade 2 : Organizar os participantes que podem participar individualmente ou em duplas.

Atividade 3 : Verificar o local onde será realizado a brincadeira , que deverá ser um local amplo, limpo e em perfeitas condições de uso para proteger a integridade física dos participantes

Atividade 4 : Regras : Os participantes deverão percorrer o trajeto pulando ou correndo com as pernas dentro de um saco, até a linha de chegada, não deverão soltar o saco e nem atrapalhar outros competidores.

Atividade 5 : principal objetivo da atividade: Ultrapassar a linha de chegada com o saco.

DESENVOLVIMENTO

Depois da apresentação do professor, o mesmo fará os desenhos no chão da quadra marcando a linha de partida e a linha de chegada, então conduzirá os alunos até a linha de partida lado a lado, que podem ser quantos competidores for possível dependendo do tamanho e do espaço do local utilizado para a atividade, atrás da linha de partida todos os competidores ficarão dentro de sacos que poderão ser de plástico ou de tecido, essa prova pode ser realizada individualmente ou se preferir uma prova com mais dificuldade pode ser feita em duplas, podendo ser dois alunos dentro do mesmo saco, ou até em atividades onde é possível a presença dos pais podendo ser disputadas por pais e filhos formando duplas, o que fica ainda mais divertido e ajudando na interação e maior participação dos pais nas escolas de seus filhos, quando todos estiverem prontos, o professor que será o juiz da prova apita, dada a largada, os participantes pulam em direção à linha de chegada, sempre dentro dos sacos.

Quem perder o saco será desclassificado e vencerá o aluno que chegar em primeiro lugar à linha de chegada.

Essa brincadeira além de divertida, ainda trás muitos benefícios, trabalhando uma série de músculos do corpo, o movimento mais utilizado é o pulo, onde se trabalha principalmente os membros inferiores, quadril e região abdominal.

Os membros inferiores podem ser divididos em dois mecanismos de ação: o membro de apoio, que está no chão e faz o movimento de impulsão para a frente, e o membro de oscilação, que está no ar. Assim, o que é membro de apoio, em movimento, se transforma em de oscilação no seguinte e assim sucessivamente. No membro de apoio, os músculos mais exigidos são os quadríceps, que se contrai para impedir o choque e faz o movimento de extensão, destinado à impulsão, e o grande glúteo, que serve para a extensão da coxa (leva a coxa par trás)

Os principais músculos do quadril são glúteo máximo: linha glútea posterior do íleo, sacro, cóccix e ligamento sacro tuberoso.

Inserção lateral: trato íleotibial da fáscia lata e tuberosidade glútea do fêmur.

Inervação: nervo glúteo inferior.

Ação: extensão e rotação lateral do quadril.

Outro músculo importante do quadril é o glúteo médio: inserção superior: face externa do íleo entre a crista ilíaca, linha glútea posterior e anterior.

Inserção inferior: Trocânter maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com