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O RESGATE E A PROMOÇÃO DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  355 Visualizações

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GRASSINI, Mirla. O Resgate e a Promoção dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. 2019. 10 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Campos dos Goytacazes, 2019.

RESUMO

O trabalho retrata a promoção de Jogos e Brincadeiras populares nas aulas de Educação Física, no primeiro do Ensino Fundamental. Em conseguinte traz à tona a importância de vivenciar essa prática na infância, onde torna-se possível desenvolver o indivíduo em caráter social e cultural. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver conhecimentos sobre a importância do brincar/jogar, construir a capacidade de organização e interação social e estimular a criatividade.

Palavras-chave: Resgate; Jogos; Brincadeiras; Cultural; Social.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 TEMA DO PROJETO 5

1.2 JUSTIFICATIVA 5

1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 5

1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 6

1.5 OBJETIVOS 6

2 REVISÃO DE LITERATURA 7

3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 8

4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

6 REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que as crianças, de um modo geral, estão constantemente se movimentando, ou melhor dizendo, brincando. O brincar sempre fez parte da vida de muitas pessoas. Geralmente desde de pequenos brincamos ou somos estimulados para tal, fato que indica o quão importante este ato é para o desenvolvimento humano.

As crianças que vem pra escola carregam consigo um repertório motor próprio da infância, decorrente do convívio com as pessoas da família, amigos e a dinâmica do lugar onde vivem. A escola, por sua vez, também se torna espaço que influencia diretamente nesse repertório motor, pois possibilita contato com outros individuos e com outra organização do cotidiano. Essa gama de movimentos nos auxilia a realizar algo que vem sendo relegado com o tempo: a construir e vivenciar os Jogos e Brincadeiras populares.

O caráter social, afetivo, cultural, cognitivo e motor presentes nas diversas brincadeiras, brinquedos e jogos os tornam importantes instrumentos para o desenvolvimento humano e cultural. Um criança que não brinca ou um adulto que poucas vezes brincou possuirá uma corporeidade diferente dos que brincam ou brincaram.

A Educação Física escolar, tendo como um dos seus objetos de estudo o corpo e o movimento, é um dos caminhos para o desenvolvimento humano e cultural por possuir um espaço favorável ao desenvolvimento motor, permitindo que o individuo se expresse e se coloco em situações de desafio, superação, resolução e criação de problemas através da utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras. De acordo com a literatura:

A Educação Física tem como um de seus objetivos o estudo do corpo em movimento, seus limites e desafios. Entretanto sua importância se deve também ao desenvolvimento integral do aluno, que descobrirá seus limites e os diferentes modos de executar seus movimentos físicos, desenvolver sua criatividade e compreender conceitualmente as atividades corporais produzidas pelos seres humanos ao longo de sua história cultural, com liberdade de expresão de seus sentimentos. (SANTOS e KOCIAN, 2006, p.2).

1.1 TEMA DO PROJETO

Conforme apresentado na introdução, o professor de Educação Física pode acrescentar ao seu planejamento o uso de jogos e brincadeiras que pertence ao universo cultural dos alunos. Corroborando com essa linha de pensamento, os PCN’s (1997) do Ensino Fundamental I apontam:

“As diferentes compentências com as quais as crianças chegam a escola são determinadas pelas experiências corporais que tiveram oportunidade de vivenciar. Ou seja, se não puderam brincar, conviver com outras crianças, explorar diversos espaços, provavelmente suas competências serão restritas. Por outro lado, se as experiências anteriores foram variadas e frequentes, a gama de movimentos e os conhecimentos sobre Jogos e Brincadeiras serão mais amplos.” (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997, p.45)

1.2 JUSTIFICATIVA

O projeto justifica-se por mostrar que os jogos e brincadeiras são elementos constituintes da cultura corporal. Considerando que o brincar e o jogar contribuem para a formação de um repertório corporal importante no desenvolvimento integral dos indivíduos e que a partir da vivência, das mais diversas manifestações culturais, os alunos interagem com o mundo e adquirem diferente competências.

“A força de tais jogos explica-se pelo poder da expressão oral. [...] os jogos tradicionais têm a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social.” (KISHIMOTO, 1999 apud MOREIRA, RAMOS e CARDOSO, 200, p. 4). Além disso, enquanto brinca, a criança constrói um imaginário que reflete sua visão daquilo que vê na sua realidade, de forma que seu imaginário não é algo alheio ao cotidiano (FREIRE, 1997).

1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA

O trabalho destina-se ao primeiro seguimento do Ensino Fundamental. Se por um lado as aulas de Educação Física são pouco valorizadas no 1° segmento do ensino fundamental, isso se deve à falta de preparação de alguns profissionais atuantes que ajudam a perpetuar um ideário equivocado de que qualquer profissional pode propor brincadeiras. “[...] o jogo proposto como forma de ensinar conteúdos às crianças aproxima-se muito do trabalho. Não se trata de um jogo qualquer, mas sim de um jogo transformado em instrumento pedagógico, em meio de ensino” (FREIRE, 1997, p. 119). Esse é o enfoque dado ao jogo no contexto de uma aula de Educação física que considera a cultura trazida pelo aluno e que tem como objetivo não só aumentar o repertório motor, mas também desenvolver o sujeito por inteiro.

1.4 PROBLEMATIZAÇÃO

Existe um questionamento referente a atuação de um professor de Educação Física na aplicação desses conteúdos que fazem parte

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