TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Educação Física, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CONECTADO

EDUCAÇÃO FISÍCA-LICENCIATURA

FERNANDA NICACIO DE SOUZA

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Educação Fisíca-Licenciatura  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Introdução à Educação Física,  Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, Crescimento e Desenvolvimento Humano,Ciências Morfofuncionais,Seminário da Prática - Metodologias do Ensino da Educação Física: Atividade Rítmica, Dança e Ginástica Escolar.

Prof.: Anísio Calciolari Junior,  Suhellen Lee Silva, Alexandre Schubert, Marcelo Yugi Doi

[pic 3]

Florianópolis

2015

INTRODUÇÃO

O jogo abordado nesse trabalho é uma brincadeira infantil bem divertida a Amarelinha.

Essa atividade desenvolve o equilíbrio, a agilidade, atenção e saltos. Ajuda a desenvolver também a coordenação motora, resistência, flexibilidade, além de melhorar o condicionamento físico.

O exercício tem gastos calóricos moderados.

Podem brincar crianças a partir de 4 anos de idade

AMARELINHA

    Como brincar: Desenhe o diagrama com um giz de lousa sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em 10 retângulos menores, as “casinhas” numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra “Céu”.

    Para jogar fique atrás da linha do inicio do traçado, do lado oposto à palavra “Céu” e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada começando pelo número 1.

    Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar ao “Céu”, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador sem pular na casa onde ele está e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo o diagrama primeiro.

   Os movimentos utilizados são arremessos, saltos com um e dois pés, girar e equilibrar-se.

    Os músculos mais trabalhados são os das pernas, coxas, panturrilha e glúteo.

  • Glúteos: são poderosos músculos da parte inferior do tronco e superior da coxa. Eles estendem a articulação do quadril/tronco. O agachamento e levantamento de pernas traseiras ajudam a fortalecer esses músculos.
  • Quadríceps: O quadríceps é um grande sistema de músculos encontrados na parte da frente das coxas. Eles estão presentes no quadril e nos joelhos como flexores e extensores ( eles estemdem e flexionam o joelho e o quadril). O agachamento e extensões do joelho malham o quadriceps.

    O ideal é que depois da brincadeira todos façam um alongamento para relaxar os músculos e finalizar a atividade. A hidratação também é fundamental para repor líquidos e sais minerais.

Conclusão

Esse foi um trabalho maravilhoso de fazer, pois relembrei minha infância, com uma brincadeira divertida que ajuda a desenvolver o físico e o mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com