TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lazer Inclusão de Crianças Especiais

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

RODRIGO BIANCHI FORINI – 1187508

ATIVIDADE PORTFÓLIO 6º SEMANA

Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina_Educação Física Especial e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Antonio Eduardo Ribeiro.    

Vitória 2018

RESPOSTA:

Após a leitura das unidades indicada e estudos feitos paralelamente com pesquisas na internet, podemos diferenciar os dois paradigmas apontados, de integração e inclusão e com isso saber lidar com aqueles que apresentam tais características ou necessidades ajudando e beneficiando em plenitude no seu desenvolvimento. Assim como oferecer condições de acesso aos espaços que contenha recursos pedagógicos e comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem, valorizando todas, e quaisquer tipos de diferença e atendendo as necessidades educacionais de todos. Embora ainda muitas pessoas com necessidades especiais sofram com a exclusão, ou com o modelo integracionista, esse modelo vem sendo substituído por um modelo mais atual, o da inclusão a qual abrange direito a todos, em convivência, na participação plena do aprendizado, sem discriminação, fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis que garanta a inclusão total dentro da escola.

INTEGRAÇÃO

O princípio da integração norteou, por muito tempo, os ideais da Educação Especial, o mesmo se trata de um processo onde se visa integrar o aluno à escola, oferecendo meios para que o aluno com necessidades especiais se integre ao ambiente, onde somente ele é o meio de mudanças, onde o aluno que deve se adequar E SE ADAPTAR ao meio e não ao contrário. A integração social refere-se ao relacionamento dos alunos com deficiência e seus companheiros sem deficiência nesse mesmo contexto, da integração, a educação acontece na medida em que o aluno com necessidades especiais tende-se a adaptar aos recursos disponíveis na escola regular. Nesse modelo a questão da diferença entre deficiente ou não é negada, o aluno com deficiência é inserido no mesmo contexto escolar como qualquer outro, sem levar em conta suas condições ou limitações quanto as possíveis diferenças existentes para seu processo de aprendizagem, cabendo somente a ele, ao aluno desde que sejam capazes da sua integração e não medir esforços para seu desenvolvimento, sendo de sua responsabilidade se adaptar as normas e costumes da sociedade.

Segundo de Rodrigues (2006), “a integração pressupõe uma ‘participação tutelada’, uma estrutura com valores próprios ao qual o aluno ‘integrado’ se tem que adaptar”.

Ainda, a integração escolar quando referida ao processo de educar e ensinar, os alunos compartilham do mesmo espaço, ao mesmo tempo e no mesmo grupo, onde crianças com e sem necessidades especiais permanecem em convivência constante durante parte do tempo ou em sua totalidade de permanência na escola. Contudo devemos reconhecer as diferenças, mesmo por que a diferença é um das características humana, e aprender a conviver com elas, se faz necessário, mesmo porque, entre os alunos ditos normais, também existe diferenças no processo de aprendizagem. Podemos concluir que; a integração social refere-se ao relacionamento dos alunos com deficiência e seus companheiros sem deficiência.

Nesse modelo pedagógico é possível observar a exclusão dos alunos que não se adaptam ao ensino oferecido na escola regular. Esta escola investe no sentido de adaptar o aluno com necessidades especiais à escola regular, sem trabalhar a questão da sua autonomia com o propósito de emancipá-lo, sem exercitar seu senso crítico e colaborar para que haja reflexão tanto dos alunos sem deficiência quanto dos alunos deficientes. A integração tem o mérito de inserir o portador de deficiência na sociedade, mas desde que ele esteja, de alguma forma capacitado a superar as barreiras físicas e de atitudes nela existentes e não, a integração social consiste no processo de introdução de indivíduos ou grupos em contextos sociais maiores, com padrões normais e gerais.

 A educação integrada se remeter na introdução de um aluno com deficiências ou dificuldades especiais em um contexto social quando o mesmo busca suas adaptações na vida escolar, obtendo por próprio mérito melhores resultados.

INCLUSÃO

O próprio nome caracterizava seus princípios básicos, de inclusão dos portadores com deficiência ou necessidades especiais ao meio social, cultural e educacional, lhes garantindo acesso e oportunidade mediante as sua especificidade. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos, combatendo qualquer tipo discriminação e exclusão. Cabendo a sociedade modificar e oferecer acesso igualitário a todos conforme suas condições e suas necessidades, para que as pessoas com deficiência a sejam capazes de desfrutar de todos os meios oferecidos, como educação, trabalho, saúde e lazer independente do grau da sua deficiência, de seu potencial, habilidades ou inteligência, cabe a ela também combater qualquer atitude discriminatória na qual a possa vir a sofrer.

A Educação Inclusiva garante a todos independente de condições sociais, raciais, culturais ou de desenvolvimento, físico ou psíquico que tenham o direito, oportunidade e igualdade ao acesso á educação nas escolas regulares, quando a mesma tem que atender, se adequar e se adaptar as reais necessidades dos alunos, gerando meios capazes a para o pleno desenvolvimento do estudante, quebrando barreiras e combatendo qualquer atitude de segregação, consolidando seu ideal de Inclusão.

Seu principal objetivo é oferecer meios para que todos tenham melhor aproveitamento e oportunidade de desenvolvimento, pessoal, social, de ingresso e permanência acadêmica, visando sua especificidade na aprendizagem em busca de um desenvolvimento pleno, sendo fundamental a remoção de todas as barreiras que impeça sua evolução.

Este modelo implica modificações no conjunto da prática educativa, onde se desenvolve uma pedagogia centrada no deficiente compreendendo e atendendo as suas reais necessidades. E oferecer aos alunos com necessidades educacionais especiais recursos dentro e fora da sala de aula regular. Esse princípio visa a importância do entendimento das diferenças individuais e que o meio deve se adaptar aos portadores de deficiência  e não o contrário, visando desenvolvimento cultural, politico e social, praticando e valorizando o convívio pessoal em busca de construção de conhecimentos, dessa forma a educação especial busca atingir a qualidade académica e sociocultural sem qualquer tipo de discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (112.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com