TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua de sinais

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  1.780 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: LINGUIA BRASILEIRA DE SINAIS

Tarefa: ATIVIDADE DO CICLO 1

Nome: KATIA PIRES FEITOSA CAMARGO

RA: 1130211

Turma: DGEF1302RVD1R

Parecer do Tutor: CRISTIANE REGINA TOZZO

  1. Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de: De acordo com cada função da audição citadas, dê dois exemplos de ações cotidianas que as justifiquem.

• Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.

Ex. o som da natureza, identificando se é um mar, rio ou cachoeira

Ex. o som de uma festa sertaneja, fank.....

• Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

Ex. um pedido de socorro, com um som forte.

Ex. um cão em seu estado de fúria

• Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

Ex. uma pessoa que nos chama pelo nome, podemos identificar o sexo dela.

Ex. uma conversa no telefone com um amigo ou namorado

• Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.

Ex. Uma criança aprendendo a ler e escrever

Ex. uma pessoa aprendendo outra língua

• Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.

Ex. Um brasileiro se comunicando com um estrangeiro

Ex. Um bebe se comunicando com os seus pais

  1.  A inclusão escolar é um movimento que faz parte de um outro maior, denominado inclusão social, que tem sua origem nos questionamentos acerca das práticas discriminatórias e excludentes. Com base nos princípios da educação inclusiva, hoje se preconiza o atendimento aos alunos surdos nos contextos comuns de ensino. Uma das condições essenciais para que o aluno usufrua da escola plenamente é ele encontrar nesse ambiente a sua língua, a de sinais, como língua de instrução e de interação com seus pares, com os colegas ouvintes e com os professores (PEDROSO, 2013, p. 35-36). Na prática são insuficientes as ações de comunicação com o surdo, sem a utilização da sua 1ª língua (Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS) e muitas tentativas foram feitas para a inclusão do surdo no contexto regular de ensino, como a inserção das abordagens educacionais no decorrer da história de educação dos surdos. Diante dos apontamentos acima, destaque os objetivos de cada abordagem educacional (moralismo, comunicação total e bilinguismo) e justifique em cada uma seus sucessos e fracassos, no decorrer da história.

Oralismo: Esta abordagem educacional preocupou em levar as crianças surdas ao ensino escolar para que lá tivessem contato direto com a sociedade ouvinte, e assim aprenderem a língua oficial do Brasil (português) deixando de lado o papel de ensino e forçando uma reabilitação que não existe. O oralismo na década de 1950 e 1960 trouxe para o ensino pedagógico brasileiro a preocupação com surdos com relação a comunicação através da fala, proporcionando ao surdo possibilidades de ler e escrever, deixando de lado o ensino intelectual não dando oportunidades deste aluno surdo se desenvolver no meio acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (302.7 Kb)   docx (258.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com