TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luta olimpica

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 8

Historia da luta olímpica

A luta olímpica é uma das lutas mais antigas do mundo , existem relatos e acredita-se que tenham começado no período micênico da Grécia antiga , os atletas lutavam nus onde seu músculos delineados representavam o equilíbrio entre o corpo e a mente .Desde á Grécia antiga as lutas eram praticadas como treinamento militar , mas com o passar do tempo os combates que originavam a luta olímpica foi perdendo a sua forma violenta e foi gerando lugar para os combates que não ofereciam risco aos atletas.

Na era antiga a luta estreou nos jogos olímpicos no ano 704 a. c , os atletas lutavam nus e com mistura de azeite de oliva e terra no corpo , e seu objetivo era derrubar o adversário três vezes ao solo . Não havia limite de tempo , mas já havia uma divisão de faixa etária , entre rapazes e adultos , o esporte permaneceu nos jogos olímpicos até o fim dos jogos olímpicos da antiguidade , com o domínio do império romano sobre os gregos e posteriormente o fim dos jogos olímpicos , a luta permaneceu na cultura romana e atravessou os séculos , os jogos olímpicos da antiguidade foram extintos por ordem do imperador , em 393 D.C em virtude da intensão do império romano , que se dividiu em ocidente e oriente .

Em 1896 inaugurou os jogos olímpicos da era moderna , a luta olímpica foi apontada como um dos elos entre presente e passado , a edição seguinte marcou a única ausência da modalidade no cronograma olímpico , ausência nos jogos 1904, nos jogos de Saint Louis , o estilo livre foi disputado em sua estreia apenas por atletas americanos , e pela primeira vez os atletas foram distribuídos em categorias por peso . As divisões de categorias de peso foram alteradas conforme o tempo na edição aos jogos olímpicos de Monique em 1972 , ficou estabelecido o numero da dez categorias para cada estilo , e em Sidney 2000 o numero caiu para oito categorias de peso por estilo , os jogos olímpicos de Antenas promoveram a entrada das mulheres na modalidade , elas contavam com quatro categorias olímpicas . Em 2013, a Luta Olímpica foi indicada pela Comissão Executiva do Comitê Olímpico Internacional para deixar de figurar entre os esportes olímpicos a partir de 2020. A Federação Internacional de Lutas Associadas transformou a apreensão da exclusão em um marco na história do esporte. A Luta Olímpica mostrou ao mundo que além da tradição secular é um esporte global disputado e apreciado em todos os continentes do planeta. O resultado não poderia ter sido outro. Na votação realizada em Buenos Aires, o esporte teve o dobro de votos em relação aos esportes postulantes ao cronograma.

Estilos olímpicos

Nos jogos olímpicos da Grécia já se disputavam combates de luta no estilo Greco-romano e livre feminina, divididas por sete categorias no Greco-romano, sete na livre e quatro na feminina, no estilo Greco-romano a pontuação e as regras são as mesmas, a diferença entre os estilos livre e Greco-romano é em simples aspectos. No estilo Greco-romano não é permitido utilizar os membros inferiores pernas e pés, nem para o ataque e muito menos para a defesa, ou seja, só podem usar braços e o tronco, desta maneira, exigindo mais vigor físico dos atletas com grandes projeções e já no estilo livre o uso dos membros inferiores já é permitido. As lutas femininas são permitidas todos os golpes do estilo livre, não há diferença nas regras nem na pontuação, apenas o role não pode ser realizado com a cintura sobre os seios, para as mulheres não existem disputa no estilo Greco-romano. Tanto nos estilos livre , Greco-romano e livre feminino não é permitido dedo nos olhos e nem puxões de cabelo. Os combates são disputados em dois rounds, sendo três minutos cada um, caso nenhum dos atletas consiga imobilizar seu adversário, a luta é decidida em critérios de pontos , quem golpear mais durante o combate vence .

Potencias da luta olímpica

A Luta Olímpica é um dos poucos esportes popular nos quatro cantos do planeta. No continente americano, Cuba e Estados Unidos são considerados potências. Na Europa, Rússia e os países ex-integrantes da União Soviética estão sempre nas primeiras colocações. Já no Oriente Médio África, Irã e Egito, respectivamente já conseguiram medalhas olímpicas. Na Ásia, China, Coreia do Sul e Mongólia aparecem com destaque. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, 17 diferentes países obtiveram medalhas.

A luta olimpica no Brasil

No brasil com diversos eventos importantes começaram a ser observador os conhecimentos das lutas olimpicas , no inicio os atletas eram deformados , pois mais de 80% dos praticantes eram levantadores de peso e remadores , so era conheçidos por pouca tecnicas como chave de braço e gravata frontal . Em vinte anos o senario mudou, começou uma potencialização e assim surgira uma nova escola , com novos metodos de ensino . A inteligencia e a habilidade e as verdadeiras tecnicas começaram a ocupar seu espaço naquela oportunidade e isso foi crucial para colaborar efetivamente como aquele desenvolvimento. O grande truque foi enfrentar os fisicamentes privilegiados com sucesso , pois os praticantes daquela epoca so entendiam a linguagem do fazer , por outro lado aquela fase foi um excelente laboratorio que forma frutos até hoje . Nos dias atuais no Brasil teremos os jogos Olimpicos rio 2016 , pela primeira vez na historia as categorias serão equipadas , por estilo livre masculino , greco-romano e lutas femininas terão seis categorias cada . O numero de medalhas distribuidas serão 72 ao total nesta modalidades .

Curiosidades da luta olimpica

O primeiro torneio feminino foi disputado em Antenas 2004 apenas no estilo livre .

O termo Inglês Wrestling da nome ao terneio da luta olimpica , tanto na modalidade Greco-romano como no estilo livre .

Wrestling quer dizer o principio da luta ; segurar , agarrar , imobilizar .

REGRAS DA LUTA OLÍMPICA

Como se divide a Luta Olímpica (Estilos)

A luta olímpica esta dividida em 4(quatro) estilos: Livre, Greco-Romana, Feminino e o Beach Wrestling.

Estilo Livre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com