TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta Olímpica

Por:   •  20/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Luta Olímpica (Wrestling)

Luta Olímpica e o nome dado a dois estilos de lutas (livre e greco-romana) que são disputadas nas Olimpíadas. A Luta é ao lado da maratona um dos esportes mais antigos de que se tem registro. Embora não haja confirmação de uma data precisa, acredita-se que a Luta começou a ser praticada no período Micênico da Grécia Antiga. Os atletas lutavam nus, onde seus músculos delineados representavam o equilíbrio entre corpo e mente. Registros e imagens datados do ano de 2000 a.C. foram encontradas com movimentos similares aos utilizados nos dias de hoje. A expansão territorial dos romanos é apontada com um dos fatores de propagação da luta. Literaturas antigas de povos árabes e orientais possuem registros de práticas similares ao esporte. Já no século XVIII, atribui-se as tropas de Napoleão Bonaparte novas regras e até mesmo a criação do nome greco-romano para o esporte. Nas tropas do comandante francês era obrigatório o aprendizado da luta. (fonte: Confederação Brasileira de Wrestling).

Essa modalidade é nova dentro da Universidade Paulista. Nossa primeira equipe foi criada em parceria com o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Prefeitura de São Paulo em 2017. Nesse mesmo ano participamos da Liga do Desporto Universitário de Lutas, competição realizada no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul-SP. A Liga do Desporto Universitário de Lutas foi realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). E nossa primeira medalha veio com a aluna Isabelle Alves, medalha de Ouro no estilo livre. Também conquistaram medalhas os alunos Leonardo Henrique C Rosa (Ouro estilo greco-romano 63k) Roberto Queiroz (Ouro estilo livre até 60k).

Em 2018 foi realizado em Goiânia-GO o JUBS Lutas, a competição de Luta Olímpica foi classificatória nacional para o World University Wrestling Championship e nossos alunos conquistaram as seguintes colocações: Isabelle Alves, medalha de Prata no estilo greco-romano 77k e medalha de Bronze no estilo livre 74k, Leonardo Henrique C Rosa Prata estilo greco-romano -63k e Prata no estilo livre 65k, Roberto Queiroz Ouro estilo livre até 60k, Marcelo Salustiano Junior medalha Prata estilo greco-romano 77k e medalha de Bronze livre até 72k.

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) realizou em 2019 o JUBS Lutas na cidade de Brasília-DF. Nossa delegação composta pelos alunos Isabelle Alves, Marcelo S Junior, Beatriz Rodrigues dos Reis, Renato Patrício da Silva, Marcos Pereira de Oliveira Junior e Juan de Andrade Queiroz conquistaram 12 medalhas, sendo 5 ouros, 3 pratas e 4 bronzes.

Para maiores informações da modalidade acesse: http://cbw.org.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com