TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas e Avaliação de Atividade Motora

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

   [pic 1]

                               Educação Física Bacharel 1º semestre

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação d

Atividade Motora

Esportes de Lutas

Trabalho referente ao portfólio 01

Gabi martins RA: 8111743

Esporte de lutas    

1)De acordo com Breda et al., (2010) a origem das lutas, aconteceu por meio de um processo evolutivo sociocultural e não no desenvolvimento pontual de determinados grupos. Portanto, seu surgimento temporal é muito difícil de descobrir, porém, as necessidades iniciais e evolução com o passar dos anos é possível identificar. De acordo com essa afirmativa, descreva essa necessidade inicial e suas associações com o passar dos anos.

R= De acordo com Breda et al., (2010)  é possível afirmar que as primeiras formas de lutas surgiram da necessidade de defesa pessoal e/ou de territórios e, com o passar dos anos, foram sendo associadas a manifestações sociais, tais como: utilização em rituais (principalmente entre os indígenas); na preparação de exércitos para guerras (no Oriente e na Grécia Antiga); como um jogo e um exercício físico (na Europa)                                                                                                                                                                                  

2) O parque indígena do Xingu está localizado as aldeias Kalapalo. Geralmente, na estação da seca, são realizados rituais públicos, que costumam contar com muita música e a participação de membros de outras aldeias e o Ikindene faz parte desses rituais públicos. De acordo com o material estudado, qual é o objetivo do Ikindene?

R= O objetivo é derrubar o oponente ou tocar a perna do adversário com as mãos. Nesta luta, o vencedor é aquele que consegue tocar o concorrente ou provocar a sua queda (HERRERO; FERNANDES; FRANCO NETO, 2006).

3) Segundo Tzu (2012), autor do livro A Arte da Guerra, para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vistas alguns fatores. Cite e descreva cada um desses fatores.

R=Doutrina:de acordo com Tzu (2012) “A doutrina engendra a unidade de pensamento; inspira- -nos uma mesma maneira de viver e de morrer, tornando-nos intrépidos e inquebrantáveis diante dos infortúnios e da morte” (TZU, 2012, p. 22).

Tempo:de acordo com Tzu (2012) se conhecermos bem o tempo, não ignoremos os dois grandes princípios yin e yang, mediante os quais todas as coisas naturais se formam e dos quais todos os elementos recebem seus mais diversos influxos. Apreciaremos o tempo da interação desses princípios, para a produção do frio, do calor, da bonança ou da intempérie (TZU, 2012, p. 22)

Espaço: de acordo com Tzu (2012) o espaço [...] não é menos digno de nossa atenção. Se o estudarmos bem, teremos a noção do alto e do baixo; do longe e do perto; do largo e do estreito; do que permanece e do que não cessa de fluir (TZU, 2012, p. 22).

Comando: entendo por comando a equidade, o amor pelos subordinados e pela humanidade em geral. O conhecimento de todos os recursos, a coragem, a determinação e o rigor são qualidades que devem caracterizar aquele que investe a dignidade de general. São virtudes necessárias que devemos adquirir a qualquer preço. Somente elas podem tornar-nos aptos a marchar dignamente à frente dos outros (TZU, 2012, p. 22).

Disciplina: Possuir a arte de ordenar as tropas; não ignorar nenhuma das leis da hierarquia e fazer com que sejam cumpridas com rigor; estar ciente dos deveres particulares de cada subalterno; conhecer os diferentes caminhos que levam a um mesmo lugar; não desdenhar o conhecimento exato e detalhado de todos os fatores que podem intervir; e informar-se de cada um deles em particular (TZU, 2012, p. 23).

4) De acordo com os autores Correia e Franchini (2010), como podemos definir “modalidades esportivas de combate”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com