TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA

Por:   •  10/10/2018  •  Bibliografia  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

RAFAEL LEANDRO DA SILVA - 1191635

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA.

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina de Disfunções orgânicas, atividade física e saúde como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Alex Fabricio Borges.

   

CUTITIBA
2018

Disciplina:    Musculação e treinamento de força.

Tarefa: atividade 1

Nome: Rafael Leandro da Silva

RA: 1191635

Turma: DPEFE1502CRTT

Parecer do Tutor: Alex Fabricio Borges

[pic 2][pic 3][pic 4]

Questão 1 -

Existem três tipos de músculos diferentes no corpo que são os liso, cardíacos e esquelético.

 O músculo é responsável pelos movimentos do nosso corpo e ele é formado por células alongadas sendo elas chamadas de fibra muscular, sendo ela caracterizada por uma grande quantidade de filamentos citoplasmático especifico.

O musculo é formado funcionalmente por fibras musculares ou ventre muscular que estão ligadas nos ossos e estas fibras musculares, há um neurônio motor que é responsável por estímulos no musculo para ele se contrair ou alongar, tendo assim uma placa motora que é ligada a este neurônio para que o musculo em si trabalhe, se desenvolva a partir de estilo voluntários que o homem dá a ele.

Nas extremidades do ventre muscular ou fibras, tem o tendão que é considerada a parte branca do musculo e as fibras musculares são vermelhas. O Tendão é onde são formadas o tecido conjuntivo que se liga ao osso do ser humano.

Questão 2-

Podemos classificar eles em três tipos de músculos e o primeiro tipo de musculo é chamado de musculatura lisa que ela se encontra nas artérias, pupilas, tubo digestórios e a musculatura lisa serve para regular situações orgânicas e ela tem a contração bem lenta.  

Então no tubo digestórios conhecemos os movimentos musculares como movimentos peristálticos.

 Os músculos lisos são um dos tipos de músculos e o outro é o músculos cardíacos que se encontra no coração e tanto os músculos lisos e os cardíacos são involuntários, ou seja, eles independem de sua vontade para funcionar. E por fim o musculo esquelético que estão presos aos ossos e diferente da musculatura lisa e cardíacas, ela tem um caráter voluntario, ou seja, depende de sua vontade para trabalhar e podemos trabalhar qualquer tipo de musculo do corpo de acordo com sua vontade. Por exemplo ai é quando estamos se movimentando, se exercitando, fazendo tal atividade física muscular.

Este musculo tem como característica aguentar, suportar cargas de estresse ou seja, o tecido muscular é estimulado de acordo com que a pessoa deseja criar sua massa muscular.  O musculo é composto por camadas, tecidos, fibras musculares, vasos sanguíneos que vão irrigar as regiões que envolvem o musculo e terminações nervosas que permitem a contração do musculo.

 O musculo pode ser classificado quanto à forma, natureza e sua função e as fibras podem ter fusos interligados para inserir e encontra partida o ventre muscular com um maior diâmetro o bíceps. Ele também tem u m ponto em comum as fibras para uma face do tendão unipenados e duas faces do tendão biopenados.

 Outro ponto é a largura e comprimento iguais como o romboide e por fim as fibras circulares como orbicular.

Eles também podem ser denominados ao número de cabeças como o coracobraquial com apenas uma cabeça, o bíceps com duas, tríceps com três e o quadríceps com quatro cabeças.

O começo e o fim de um musculo são suas extremidades, sendo que os quais se fixam ao osso por meio de tendões. Ou seja, o tendão é aonde são formado o tecido conjuntivo que se liga ao osso e o ligamento se liga os ossos entre si.

Questão 3-

 As principais diferenças entre os tipos de fibras vai depender de suas características funcionais, estruturais, enzimáticas, energética e neurais, sendo assim podemos dizer que as fibras musculares são divididas em tipo I e II, podendo ter subclassificação entre elas.  

Temos as fibras de concentração rápidas que estão presentes naqueles músculos que geram muita força muscular. Porem estas fibras e os músculos que contem estas fibras eles acabam cansando mais rápido, fadigando e as fibras de contração lenta em contrapartida, elas cansam com menos intensidade, a fadiga é mais lenta, exemplo é o sóleo, diafragma e entre estas duas temos as fibras intermediarias.

As subdivisões dessas fibras são as de concentração lenta que é a tipo I e as intermediarias já tem o nome de tipo II A, e as de concentração rápidas tipo II B.

Ou seja as fibras se dividem numa nomenclatura de progressão numérica e alfabética entre as mais lentas até as de concentração rápidas. Mas vamos lá descrever as características de cada uma destas fibras e suas diferenças.

Fibras do tipo I – Elas tem uma concentração lenta e de cor vermelha, sendo que ela tem um alto número de mioglobina que dá este tom avermelhado e a mioglobina tem a função de levar o oxigênio para o musculo e se tem oxigênio deve ter um alto número de mitocôndrias para processar esse oxigênio e para processar esse também, precisamos de enzimas oxidativas e se usa um grande número de enzimas oxidativas nós temos uma alta capacidade oxidativas e com isso um metabolismo deve prevalecer para gerar energia para esse músculo que é o metabolismo aeróbio, ou seja, com o uso de oxigênio.

As fibras de tipo I, tem uma alta resistência a fadiga que é a outra grande característica da fibra e menor diâmetro e tensão. Por isso por ter menor diâmetro e tensão obviamente nós não vamos ter ai uma função de força muscular, mas sim de resistência, de aguentar mais tempo em atividade.

Fibras do tipo II a – As intermediarias – que elas não são tão rápidas, mas também não são de contração muito lentas. Por isso já tem esse nome intermediaria, mas elas já possuem uma cor mais branca, ela tem uma quantidade de mitocôndrias média e ela divide um metabolismo aeróbico e anaeróbico, porém é o anaeróbio que vai prevalecer e ela não fadiga rápido quanto a fibra de tipo II b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (291.4 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com