TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA.

Portfólio 1 – 6ª semana de estudos

                                                                

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina: Musculação e treinamento de força, ministrado pelo professor mestre Pablo Antonio Bertasso de Araujo.    

POLYANNA DOS SANTOS SILVA

R.A 8097801

CLARETIANO LINHARES ES

2019

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Musculação e treinamento de força

Tutor: Pablo Antonio Bertasso de Araujo

R.A.: 8097801

Aluno: Polyanna Dos Santos Silva

Turma: DGEFB1902LINA4S

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE

Objetivos

 Compreender a importância da anatomia muscular.

 Analisar a forma e o tipo de fibra muscular.

 Identificar os tipos de fibra muscular.

 Compreender o planejamento do treinamento de força.

 Conhecer e identificar as variáveis agudas do treinamento de força.

 Analisar as formas básicas do treinamento de força

Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir e poste no Portfólio. Não se esqueça de formatar seu trabalho com capa, alinhamento justificado e referências bibliográficas:

ATIVIDADE

1) Como o músculo é formado funcionalmente?

R: O músculo é composto por diversas camadas, tendo como sua menor estrutura funcional a fibra muscular, uma célula multinucleada, fina e longa. Sendo uma mistura heterogênea de vários tipos de fibras, a quantificação de diferentes características físicas e bioquímicas das diversas fibras tem levado ao desenvolvimento de vários sistemas histoquímicos de classificação (FLECK; KRAEMER, 2006).

2) De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?

R: Os músculos classificam-se em: músculo estriado esquelético; músculo estriado cardíaco; músculo liso. E de acordo com as características podem contrair e encurtar-se, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso; podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento; e podem retornar à forma e ao tamanho originais.

3) As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.

R: No tipo I (fibra de contração lenta), é utilizado um sistema de energia aeróbio, que consome o oxigênio do corpo para garantir contrações musculares lentas e uma maior resistência à fadiga. Já nas fibras tipo II (fibra de contração rápida), usam glicose e fosfocreatina como fonte de energia, o que dá maior explosão e força nos movimentos, mas também as tornam mais suscetíveis ao cansaço.

4) Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.

R: Os músculos são classificados como agonista, são os agentes principais na execução de um movimento, geralmente são os músculos que se contraem ativamente. Antagonista, são músculos que executa ação oposta à dos agonista, serve para coordenar, moderar ou “frear” o movimento do agonista. É sinergista quando se contrai ao mesmo tempo, no auxílio do agonista, para ajudar no movimento, fixar a articulação e/ou neutralizar um movimento indesejado.

5) A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?

R: Plano sagital, eixo medial: no qual ocorrem os movimentos de flexão, extensão e hiperextensão; plano medial, eixo sagital: no qual ocorrem os movimentos de adução e abdução; plano transverso, eixo longitudinal: no qual ocorrem os movimentos de rotação.

6) O que você entende sobre princípio da adaptação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (109.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com