TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magnetismo

Resenha: Magnetismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

A interação entre campo magnético e cargas elétricas em movimento se dá através de uma força determinada força magnética. O módulo da força é dado pela equação:

FM=|q|.V.B.sena

onde:

-B é o valor do campo em tesla

-q é o valor da carga em Coulomb

-v é a velocidade da carga

-alfa é o ângulo entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético.

A força magnética será nula quando a carga estiver parada ou quando seu vetor velocidade apontar na mesma direção do vetor campo magnético. E será máxima quando a velocidade for perpendicular ao campo magnético.

Para determinar o sentido da força magnética é usada a regra do tapa:

quando a carga é positiva dá-se o tapa com a palma da mão, quando negativa com o dorso da mão.

A força magnética será sempre perpendicular ao campo e a velocidade. Não altera o módulo da velocidade nem realiza trabalho, atuando como força centrípeta, mudando apenas a direção do movimento. Como força magnética=força centrípeta, logo:

R= m.v/q.B

sendo:

R: raio, m: massa, v: velocidade, q: valor da carga, B: valor do campo magnético.

by dontbringaroundtheclouds

Em Física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos naturais relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos nossos sentidos nos materiais ditos ímãs ou em materiais ditos (ferro),magnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas - especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento - explicitamente a parcela que mostra-se nula na ausência de movimento de um dos dois, ou de ambos, no referencial adotado.O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo magnético com seus pólos próximos aos polos geográficos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os pólos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceita para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte. Como o efeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilômetros, no espaço ele é chamado de magnetosfera da Terra. A localização dos pólos não é estática, chegando a oscilar vários quilômetros por ano. Os dois pólos oscilam independentemente um do outro e não estão em posição diretamente opostas no globo. Atualmente o pólo sul magnético distancia-se mais do norte geográfico que o pólo norte magnético do pólo sul geográfico.O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com