TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAGNETISMO

Artigos Científicos: MAGNETISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  690 Visualizações

Resumo

A eletricidade sempre existiu na natureza, ela não foi criada. O que foi inventado foram maneiras de “produzi-la” artificialmente. Porém tudo começou na Grécia onde foi achada uma pedra que deu origem a ciência do eletromagnetismo.

A primeira observação da eletrificação de objetos por atrito ocorreu a vários séculos atras. Os filósofos gregos, como por exemplo, Thales, de Miletus, no ano 600 a.c., já sabia que ao esfregar uma peça de âmbar com um pedaço de lã oupele, eram capazes de conferir ao âmbar a propriedade de atrair pequenos pedaços de palha. A palavra elétron, aliás deriva da palavra âmbar (elektron), em grego. Esta constatação originou a ciência da eletricidade.

Os gregos sabiam também que algumas "pedras", as magnetitas , que eram encontradas em Magnesia, , podiam atrair exclusivamente o ferro, e isto mesmo sem serem esfregados. O estudo desta propriedade origina a ciência do magnetismo.

Nos dias de hoje as propriedades magnéticas desses materias são utilizadas para as mais diversas aplicações , come em caixas acústicas , brinquedos , e geradores elétricos , porém demorou muito tempo para que a importância da eletricidade fosse associada ao magnetismo. Mesmo no século XIX quando se desenvolveu uma relação entre os estudos desses fenômenos eletromagnetismo era visto apenas como uma curiosidade e sem fins práticos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com