TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magnetismo

Trabalho Universitário: Magnetismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2012  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 2

Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas em sua volta. Se a carga se desloca, produz também forças magnéticas. Há dois tipos de cargas elétricas, as positivas e negativas. As cargas de nome igual se rejeitam e as de nome diferente se atraem. A eletricidade está presente em algumas partículas sub-atômicas. A partícula mais leve que leva carga elétrica é o elétron, que transporta uma unidade de carga (cargas elétricas de menor valor são tidas como existentes em quarks). Os átomos em circunstâncias normais contêm elétrons, e os que estão mais afastados do núcleo se desprendem com muita facilidade. Em algumas substâncias, como os metais, proliferam-se os elétrons livres.

Assim, um corpo fica carregado eletricamente devido à reordenação dos elétrons. Um átomo normal tem quantidades iguais de carga elétrica positiva e negativa, portanto é eletricamente neutro. A quantidade de carga elétrica transportada por todos os elétrons do átomo, que por convenção são negativas, está equilibrada pela carga positiva localizada no núcleo. Se um corpo contém um excesso de elétrons ficará carregado negativamente. Ao contrário, com a falta de elétrons, um corpo fica carregado positivamente, devido ao fato de que há mais cargas elétricas positivas no núcleo.

Magnetismo

Magnetismo é o poder atrativo do ferro magnético,dos ímãs ou sistemas e faculdade que eles têm de se orientar na direção norte-sul.É o ramo da Física que estuda os materiais magnéticos,ou seja,que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros.

O magnetismo está intimamente ligado ao movimento dos elétrons nos átomos, pois uma carga em movimento gera um campo magnético. O número e a maneira como os elétrons estão organizados nos átomos constituintes dos diversos materiais é que vai explicar o comportamento das substâncias quando sobre influência de um campo magnético de uma segunda substância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com