TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria, energia, transformação e matéria

Seminário: Matéria, energia, transformação e matéria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Seminário  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Aula-tema: matéria, energia, transformações e substâncias.

Passo 1 (Aluno)

Acessar as informações sobre o alumínio.

Passo 2 (Equipe)

Observar a imagem abaixo:

Passo 3 (Equipe)

Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio.

Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.

R: As principais características físico-químicas relacionadas ao alumínio são: seu baixo peso comparado com outros metais, resistência a corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica. Suas principais características extensivas são por exemplo: volume e comprimento.

Intensivas: densidade, peso e ponto de fusão.

Passo 4 (Equipe)

Escrever um texto justificativo (mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre como o

alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a

produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.

R: O termo Bauxita é derivado do nome da Aldeia Les Baux na França, onde foi encontrado em 1.821 pelo geólogo Pierr Berthier. O Brasil possui a 3º maior reserva de Bauxita do mundo. E é dela que vem o Alumínio.

Para a extração da Bauxita é necessário a remoção com cuidado da vegetação e terra fértil sobre as jazidas, para que posteriormente seja feita a recomposição do solo e replantio preservando o meio ambiente.

A bauxita é extraída em forma de rocha que após lavada e triturada passa por um processo e refinamento, para a obtenção da Alumina (Al2O3).

É a partir da alumina que obtemos o Aluminio. O processo de transformação da alumina em alumínio é feita através da eletrólise, um método usado para a obtenção de reação de oxidorredução, e que se baseia na passagem de uma corrente elétrica através de um sistema liquido que tenha ions presentes, gerando assim reações químicas.

As inúmera aplicações em diversos setores da indústria,se dá pela versatilidade do Alumínio, ele é um metal leve, não ferroso, com somente 1/3 do peso do aço, de cor branca-acinzentada, de boa resistência a corrosão, não magnético, bom condutor de calor e excelente condutor elétrico.

O alumínio é muito utilizado em diversos setores da indústria como: carrocerias de caminhões, tanques, portas, janelas, equipamentos elétricos, componentes eletrônicos, vagões, radiadores, embalagens de alimentos, produtos farmacêuticos , cosméticos, eletrodomésticos, utilidades domésticas, rodas, ar condicionado, construção de barcos, plataformas, móveis, bicicletas, latas de refrigerante, brinquedos, entre outros.

A característica de ser infinitamente reciclável, sem perder suas propriedades físico-quimícas é uma das principais vantagens do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com