TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica

Resenha: Mecânica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Resenha  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Utilizado para movimentar materiais muito pesados, utilizando os princípios da física mecânica, o guindaste tem sua utilização básica em portos, aeropostos e na construção civil. Locais estes onde se concentram matérias de grande porte e impossível para humanos manipularem sem a utilização destes. Um exemplo básico da utilização do guindaste seria no carregamento de navios com containers.

O guindaste foi inventado na idade antiga pelos gregos e eram movidos pelo próprio homem, por um animal ou pelos dois. Com sua evolução foram introduzidos engrenagens que permitiram a elevação de cargas mais pesadas.

A partir da revolução industrial, os guindastes passaram a ser construídos com ferro fundido e aço.

Na construção civil, os guindastes são estruturas temporárias fixadas ao chão ou montadas num veículo especialmente concebido, normalmente ao lado da edificação, usado para elevar cargas pesadas aos andares superiores.

Os guindastes podem ser operados com cabine aonde há um controlador ou operador, por uma pequena unidade de controle que pode comunicar via rádio, por infravermelhos, ou ligada por cabo.

Apesar de muitos acharem que a grua e o guindaste são a mesma coisa, existe sim diferença entre as duas. Desta forma podemos citar que:

A grua é um equipamento desenvolvido para auxiliar no transporte de cargas, tanto na horizontal como na vertical, tendo sido criada bem antes da 2ª.Guerra Mundial na Europa foi mantida a sua concepção inicial sem grandes alterações até os dias de hoje. Desta forma podemos dizer que é um equipamento de grande durabilidade e versatilidade, tendo manutenção adequada, poderá ser utilizado por várias décadas. Ela é uma estrutura metálica de grande porte, pode ter altura de trabalho de 10 metros até 150 metros ou mais. A grande evolução ocorrida com as Gruas atualmente, ocorreu a partir de 1997, quando houve a inserção junto ao sistema de comando dos motores elétricos convencionais existentes, o sistema eletrônico de variador de freqüência ou conversor de torque, fazendo com que a Grua trabalhe mais suavemente, com arranque menos brusco acarretando menores manutenções e menor desgaste, inclusive com maior economia no consumo de energia elétrica.

O guindaste é constituído normalmente por uma torre equipada com cabos e roldanas que é usada para levantar e baixar materiais, habitualmente nas indústrias da construção civil, fabrico de equipamento pesado, portos marítimos, etc. Na construção civil, os guindastes são habitualmente estruturas temporárias fixadas ao chão ou montadas num veículo especialmente concebido. Os guindastes podem ser controlados por um operador na cabine, ou ainda por uma pequena unidade de controle que pode comunicar via rádio, por infravermelhos ou ligada por cabo. Quando se utiliza um operador de cabina, os trabalhadores no chão podem comunicar com o operador via sinais visuais com as mãos. Uma equipe experiente pode posicionar cargas com grande precisão usando apenas estes sinais.

Concentraremos nossos estudos na grua ilustrada na imagem abaixo.

Para que haja um bom funcionamento e segurança na utilização do guindaste é preciso levar em consideração os seguintes tópicos:

 Sistema de mobilidade vertical: Este sistema deve ter o gancho de levantamento e os cabos de aço com altíssima qualidade, pois é neles que vai se concentrar todo o peso do material manuseado.

 Sistema de mobilidade horizontal: este sistema é responsável por levar o material para outro lugar.

 Material confeccionado: Seguramente o tópico mais importante, pois se o material utilizado não for de qualidade, fatalmente poderá ocorrer um acidente com o tempo. O guindaste deve utilizar em sua composição materiais de altíssima qualidade para que haja 100% de segurança no seu manuseio.

 Cabos utilizados: os cabos utilizados devem ser confeccionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com