TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Mec Flu

Artigos Científicos: Atps Mec Flu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 3

Engrenagens com Dentes Retos

As engrenagens de dentes retos, consideram-se o tipo mais utilizadas nas industrias muito utilizada para transmitir o o movimento circular contínuo entre eixos paralelos. Usadas juntas para criar uma grande redução no sistema a ser transmitido.

foto 1

Um dos motivos do qual ela torna-se uma das mais utilizadas nas industrias é devido ao seu baixo custo, usada em pontes rolantes, tornor mecânicos, máquinas de lavar roupa, entre outros equipamentos, porém, não encontra esse tipo em carros automobilisticos.

Essas engrenagens possuem uma caracteristica do qual faz com que elas não sejam instaladas, por exemplo, em carros que é o seu barulho. Acontece devido o encaixar dos dentes, assim muitos equipamentos opitam por engrenagens helicoidal.

Engrenagens Helicoidais

Engrenagens Helicoidas possuem uma caracteristica em ângulo, quando ocorré o contado desses dentes que inicia-se pela a extremidade da mesma, e assim gradativamente vão seaproximando mais ate se acoplarem.

foto 2

Um grande aspecto positivo dessas engrenas, são o seu silencio que ocorre devido a seus dentesestarem em componente axial de força, que é compensado pelo mancal ou um rolamento.

Utilizadas em sistemas de carros, com transmissão de eixos paralelos entre si, que formam um ângulo qualquer entre ela mesma, com seus ângulos montados da forma correta podem ser montadas em eixos perpendiculares ajustadas a 90°.

Engrenagens Cônicas ou Coroa

As coroas são muito uteis quando a direção do eixo precisa ser alterada, por esse motivo costumam serem montadas em eixos separados. Seus dentes podem ser retos, em espiral ou hipóides.

foto 3

Os de dentes retos possuem o mesmo problema que a Engrenagem de dente Reto, assim a soluçõa sera curvar os dentes, tornando-se igual as helicoidais espalhando progressivamente. As coroas em espiral devem possuir seus eixos na forma perpendicular um em relação ao outro estando também em mesmo plano, já as engrenagens hipóide conseguem juntar eixos em planos diferentes.

Normalmente são confeccionadas em ferro fundido, bronze, nylon ou celeron, materiais que a rosca seja mais mole que um aço carbono, proporcionando assim um conjunto mais silencioso e preciso.

Engrenagens Sem-fim

Para sistemas do qual há uma extrema redução na transmissão, são necessárias esse tipo de engrenagem constuma a ter a redução de 20:1, chegando até a numeros maiores que 300:1.

foto 4

Uma caracteristica importante que nenhuma outra engrenagem tem, o eixo é capaz de girar facilmente a engrenagem,mas o inverso não acontece, devido ao pequeno ângulo do eixo. Assim o atrito que ocorre entre a engrenagem e o eixo, não permite que a engrenagem mova o eixo.

Esse sistema é muito usado em maquinas transportadoras, no qual deve ocorre um sistema de travamento no momento de descanso do motor, um exemplo é os elevadores, que no momento em que o motor não esta atuando o sistema de freio atua assim caso necessário não permite a engrenagem movimentar o eixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com