TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivos que levam os adolescente a pratica de educação fisica

Por:   •  3/10/2019  •  Artigo  •  4.939 Palavras (20 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

SOCIEDADE EDUCACIONAL PINHALZINHO

HORUS FACULDADES

RELATÓRIO FINAL EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE I e II

CÁSSIO JUNIOR CURTI

Pinhalzinho/SC 2017

[pic 3][pic 4]

SOCIEDADE EDUCACIONAL PINHALZINHO

HORUS FACULDADES

CÁSSIO JUNIOR CURTI

RELATÓRIO FINAL EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE I E II

        Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado em Atividade Física e Saúde I – II, ministrado pelo professor Marciano Parisoto, do 7º e 8º Período De Educação Física da Horus Faculdades.

Pinhalzinho/SC 2017

SUMÁRIO[pic 5]

1 INTRODUÇÃO        4

1.1        IDENTIFICAÇÃO/MAPEAMENTO DA INSTITUIÇÃO/EMPRESA: VIDA ATIVA        5

1.2. IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL OBSERVADO: CÉLIO ADILIO DA SILVA        5

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

2.1 MUSCULAÇÃO        6

2.2 TREINAMENTO EM CIRCUITO        7

2.3 INICIAÇÃO ESPORTIVA............................................................................8

3. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES DA ÁREA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, FITNESS, SAÚDE E LAZER: MUSCULAÇÃO        10

3.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS AULAS OBSERVADAS        10

3.2 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS AULAS DE INTERVENÇÃO        20

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

5. REFERÊNCIAS        31

6. ANEXOS        33


1 INTRODUÇÃO

Ao longo da história a Educação Física vem se modificando e reestruturando, passando também o papel e dever do docente por tais modificações necessárias para o exercício da atuação nos diferentes momentos. A Educação Física surge no século XVIII, com a preocupação de uma formação educacional de crianças e jovens em sua integralidade, superando a dicotomia entre corpo e mente (BETTI e ZULIANI, 2002).

Com a criação do Bacharelado em 1987, que teve como objetivo sedimentar um corpo de conhecimento que objetivasse maior legitimidade à própria profissão em seu processo de profissionalização, onde que essa mudança provocou um divisor de águas no sentido de se produzir a profissão e a área de conhecimento Educação Física (BENITES et al 2008).

Assim, com o Parecer CFE 215, a Educação Física migrou para dois cursos distintos: Licenciatura – formação de profissional docente para atuar no âmbito da Educação Física escolar, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio; e o Bacharelado – formação de profissional fora do ambiente escolar, cujo campo de atuação é os clubes, as academias, escolinhas de treinamento etc.

         De acordo com Meneghetti, 2015, o estágio do bacharel amplia a observação prática, dando ao aluno a oportunidade de conhecer a realidade da pratica profissional. Tendo como objetivo enfocar a atuação do profissional de educação física nos diferentes campos de atuação. O mesmo possibilita ao aluno a oportunidade de observar e vivenciar situações profissionais reais, dentro de determinado contexto no campo de ação, permitindo assim ao aluno a aplicação e concretização dos conhecimentos adquiridos na graduação.

O estágio é um componente curricular importantíssimo no currículo do acadêmico. Nele busca-se analisar as atividades e compreender a relação entre teoria e pratica e também proporcionou a trocar ideias com os professores da academia.

O estágio I e II foi realizado na área da musculação na Academia Vida Ativa com alunos frequentadores do horário.

  1. IDENTIFICAÇÃO/MAPEAMENTO DA INSTITUIÇÃO/EMPRESA: VIDA ATIVA

A Academia de Ginastica Vida Ativa está localizada na rua Jonh Kennedy, bairro Passo Dos Fortes, nº 1468, Chapecó SC. O Estabelecimento comercial é locado.

O responsável pela academia é o Professor Daim Rodrigo Marafon. A academia está a mais de 3 anos no mercado e o público é bastante variado, envolvendo crianças até aposentados. Na academia trabalham cerca de 8 funcionários em horários alternados. A aulas ministradas são de musculação, treinamento funcional e personal training.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h00 ás 11h00 no período matutino; e de segunda a quinta-feira no período vespertino e noturno das 14h00 até as 23h30min; sexta-feira o horário vespertino e noturno é das 14h00 até as 21h00; sábado no período vespertino das 14h00 até as 16h00.

Foi escolhido para o estágio a modalidade de musculação por ser um esporte que possibilita ser trabalhado envolvendo uma serie muito variada de exercícios, sendo de fácil acesso para sua realização na academia.

1.2. IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL OBSERVADO: CÉLIO ADILIO DA SILVA

O professor supervisor de musculação é Célio Adílio da Silva, CREF 020495-G/SC, formado em Bacharel em Educação Física. Atua há 2 anos na Academia de Ginastica Vida Ativa, trabalhando atualmente na área da musculação e personal trainning.  

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 MUSCULAÇÃO

        A musculação comparada a outras modalidades tem seu surgimento bem antigo. Segundo Bossi et al (2008), em escavações na cidade de Olímpia foram encontradas pedras com entalhes para as mãos permitindo aos historiadores intuir a utilização destas em treinamentos com pesos. Há também registros de jogos de arremessos de pedras através de gravuras em paredes de capelas funerárias do Egito antigo mostrando que há 4.500 anos os homens já levantavam pesos como forma de exercício físico.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com