TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças, Adolescentes E Atividade física: Aspectos Maturacionais E Funcionais.

Exames: Crianças, Adolescentes E Atividade física: Aspectos Maturacionais E Funcionais.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sobre aspectos maturacionais e funcionais do ser humano em relação a atividades físicas.

Os especialistas em pediatria enfatizam que as crianças, tanto funcional quanto estruturalmente, não são semelhantes aos adultos (Astrand, 1992).

(Guedes,1995), afirma que em pessoas adultas, as alterações possam ocorrer como uma resposta ao processo de adaptação do estresse imposto pelo esforço físico. Já se tratando de crianças e adolescentes, as modificações ocorrem até que atinjam o estágio de maturidade podendo ser tão grandes ou maiores até do que as próprias adaptações resultantes de um programa de atividade física.

Especialistas afirmam que o crescimento pode ser definido como mudanças normais na substancia de quantidade viva, é o aspecto quantitativo do desenvolvimento biológico, é medido em unidades de tempo. Pode ser definido também como o aumento na estrutura corporal realizado pela multiplicação ou aumento das células; e como um processo de mudanças graduais, do mais simples para um mais complexo, dos aspectos físico, mental e emocional.

Já a maturação significa pleno desenvolvimento, a estabilização do estado adulto efetuada pelo crescimento e desenvolvimento, ou seja, geneticamente determinado a resistente a influencia ao meio ambiente.

A idade cronológica é a idade determinada diferença entre um dado dia e o dia do nascimento do individuo.

A idade biológica corresponde à idade determinada pelo nível de maturação dos diversos órgãos que compõem o homem.

O período de tempo que compõe a adolescência é afetado pelo aspecto pelo biológico, no momento em que o fim da infância é marcado pelo início da maturação sexual; e pelo cultural, no fim da adolescência e o início da fase adulta são marcados pela independência emocional e financeira da família.

Inúmeros estudos têm fornecido evidências de que ocorrem mudanças no metabolismo anaeróbio lático durante o crescimento.

A puberdade tem aparecido como um período de mudanças no metabolismo anaeróbico lático de garotos. A potencia aeróbica máxima, aumenta ao longo da segunda infância, acompanhando o crescimento das dimensões corporais.

Conclui-se que através da análise dos aspectos maturacionais e sua relação com a atividade física determinam à idade biológica como um importante parâmetro nas pesquisas realizadas, pois possibilitam distinguir as adaptações morfológicas e funcionais resultantes de um programa de treinamento das modificações observadas no organismo, decorrentes do processo de maturação. Já no rendimento anaeróbio, a potência aeróbia e o limiar anaeróbio a potência anaeróbia progride com a idade e que á diferenças entre homens e mulheres. A potência anaeróbia lática na puberdade foi reconhecida como um período chave das mudanças no metabolismo anaeróbio; A determinação da intensidade de treinamento aeróbio baseado no limiar anaeróbio deve ser visto com cautela, pelo fato de as crianças possuírem uma limitação real em relação ao metabolismo glicolítico e, consequentemente, à produção de lactato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com