TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores motivacionais que levam à prática de voleibol pelos estudantes da vila olímpica de King Pele na cidade de Samambai - DF

Artigo: Fatores motivacionais que levam à prática de voleibol pelos estudantes da vila olímpica de King Pele na cidade de Samambai - DF. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

ARTIGO: FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM A PRÁTICA DO VOLEIBOL PELOS ALUNOS DA VILA OLÍMPICA REI PELÉ EM SAMAMBAIA DF.

Leandro Teles Macedo

Fonte: http://twingo.ucb.br/jspui/bitstream/10869/1901/6/Leandro%20Teles%20Macedo.pdf

Resumo:

O voleibol, assim como outras práticas desportivas, tem atendido e conquistado cada vez mais os jovens e adultos, visto que motivados por uma série de fatores motivacionais, a prática do mesmo vem aumentando continuamente.

O objeito foi indentificar os principais motivos que levam os alunos na Vila Olímpica Rei Pelé na cidade de Samambaia - DF, e identificar também o porque da plena motivação deles na prática desportiva.

A metodologia utilizada tem finalidade diagnóstica, onde foi feita uma amostra foi composta de 60 alunos de ambos os sexos, com a faixa etária entre 12 e 17 anos, da Vila Olímpica Rei Pelé, alunos de todos os turnos, que possuem frequência em duas aulas semanais. Para que a pesquisa fosse realizada, foi utlizado, QMAD - Questionário de Motivação para Atividades Desportivas adaptado de Serpa e Farias (1983), onde foi utilizado algumas escalas de importância nas atividades desportivas. Nos resultados, alguns pontos foram efetivamente relevantes, sendo que mostrou que os alunos, em sua grande parte possuem "alegria" de praticar o esporte, assim promovem a melhora de suas necessidades individuais e sociais dos sujeitos, ao mesmo tempo desenvolvem a competência e autonomia do ser humano. Podemos destacar que o fator motivacional que obteve a preferência dos alunos, foi a de melhora nas capacidades técnicas, que segundo Cruz (1996), é uma forma que os jovens veêm de ser aceito na sociedade, assim demonstrar que são capazes de executar essas habilidadades motoras, e assim tornam o esporte interessante e desafiador.

Dessa forma, podemos dizer que os fatores motivacionais que levam estes 60 adolescentes a praticar o Voleibol foram melhorar as capacidades técnicas, sendo que foi o fator mis citado em ambos os sexos, seguido por trabalhar em equipe, que é extremamente im portante, visto que isso pode melhorar a vida social, e o respeito aos limites do outro, melhorando assim também a sua convivência com a sociedade. Além disso temos uma boa condição física, aprender novas técnicas, divertimento, espírito de equipe e ultrapassar desafios, e claro o "ter alegria", que foi tão citado por eles, que foi utilizado como auxilio ao questionário.

Esses fatores devem ser considerados pelo profissional de Educação Física, sendo que a motivação deles é o mais importante na prática e no ensino de qualquer prática desportiva, e quando isso interfere de forma positiva na vida do aluno, como a promoção de saúde, bem estar, divertimento e melhora na qualidade de vida dos mesmos.

O estudo conseguiu de forma efetiva mostrar e analisar motivação que leva os alunos na prática do Voleibol, e com certeza é válido ressaltar que esses fatores estão contribuindo muita na vida destes alunos, pois possibilitam a eles desenvolver habilidades que serão muito válidas na vida desses futuros atletas, e cidadãos, que estaram prontos pra enfrentar o mundo uma forma mais efetiva, e contribuindo para o futuro da nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com